sexta-feira, 12 de abril de 2024

Fiats Cronos e Argo zeram em teste de segurança. Taos tem nota máxima

Montadora italiana recebeu um puxão de orelha do Latin Ncap por disponibilizar veículos com poucos recursos de segurança na América Latina

O Latin NCAP realizou mais uma rodada de testes de segurança com veículos vendidos no Brasil e mais uma vez temos carros zerando no teste de segurança. Desta vez foram os Fiats Cronos e Argo. A boa notícia veio do Taos, modelo da Volkswagen que conquistou nota máxima no teste de segurança.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Sobre Argo e Cronos, o Latin NCap concluiu que os carros oferecem 24% de proteção para adultos e 10% para crianças. Isso representa uma regressão radical para os modelos da Fiat, já que em teste anterior o Cronos havia recebido nota 3 para adultos e nota 4 para crianças. O Latin NCap recentemente tornou mais rigorosos os testes.

No teste de impacto lateral, os veículos da Fiat apresentaram boa proteção para a região do abdômen, mas proteção fraca para o tórax e pobre para a região da cabeça. Assista a um resumo dos testes:

Também foi apontada a falta de sistemas modernos de frenagem autônoma, elementos que a Fiat não disponibiliza nem nas versões mais caras de Argo e Cronos. “Chamamos a atenção para que a Fiat mude para carros mais seguros deixe de nos colocar em risco com este tipo de veículo”, disse Stephan Brodziak, Presidente do Comitê de direção do Latin NCAP, em uma declaração forte sobre as deficiências do veículo.

A entidade destacou ainda que o Fiat Cronos teve o pior desempenho na proteção para pedestres desde que os novos testes foram iniciados, em 2020. Foi quando o Latin NCap tornou mais rigorosos os padrões de segurança para os veículos vendidos na América Latina. Após as mudanças o novo Renault Duster recebeu zero estrelas e o Toyota Yaris recebeu uma estrela. No ano passado, Ford Ka e Hyundai HB20 também tiveram avaliação ruim no teste.

Taos nota máxima

Enquanto Fiat, Renault, Hyundai e Toyota ficam devendo no teste, a Volkswagen se saiu muito bem com o seu mais recente SUV, o Taos, que recebeu a nota máxima no teste: 5 estrelas. Assim como o Fiat Cronos, ele também é fabricado na Argentina.

Segundo a entidade, o Taos oferece proteção de 90% para adultos e crianças. O carro oferece seis airbags, sistemas de controle de estabilidade e tração e frenagem autônoma. Veja trechos do teste do Taos:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“As cinco estrelas do Taos são um marco nos mais recentes protocolos do Latin NCAP e representam o desafio para todos os fabricantes buscarem a mais alta classificação por estrelas. O Argo/Cronos decepcionou com um resultado zero estrela, mas ficamos felizes e ansiosos pelo compromisso da Fiat em melhorar o modelo”, afirmou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES

0
Gostamos muito de opiniões, que tal comentar?x