sexta-feira, 10 de maio de 2024

Hora da manutenção: por que pneus duram menos em carros elétricos?

O dono não precisa se preocupar com óleo e velas, mas para achar um modelo de pneu ideal vai ter que garimpar muito

Carros elétricos tem um plano de manutenção totalmente diferente dos carros convencionais. Donos destes veículos se livram de problemas como a troca do óleo motor e velas de ignição, por exemplo. Porém, precisam ficar atentos com outros detalhes: os pneus costumam durar menos em carros elétricos.

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O desgaste precoce dos pneus nos elétricos, aliás, foi tema de uma pesquisa entre compradores destes veículos por uma consultoria norte-americana. A maior parte dos usuários destes carros apontou que só descobriu o problema após a compra.

E porque os pneus duram menos em carros elétricos? Duram menos porque carros elétricos são, em sua maioria, mais pesados que os carros convencionais devido ao peso das baterias. Isso leva ao maior desgaste e em alguns casos essa troca chega a ocorrer na metade do tempo da troca de um carro comum. Outra explicação é que os carros elétricos desenvolvem uma lógica diferente no trânsito: eles têm saídas mais velozes (maior torque) e trabalham mais com o freio (para regenerar a bateria). Isso também influencia no desgaste do equipamento, segundo informações de fabricantes como a Michelin.

A prova de que os carros elétricos gastam os pneus de forma mais rápida veio da empresa britânica Epyx. Eles compilaram dados de frotas de empresas e concluíram que os pneus de carros elétricos duram, em média, 10.233 quilômetros menos do que os carros movidos à combustão.



Por esse motivo algumas marcas têm equipado seus veículos elétricos com pneus específicos. Já as fabricantes de pneus tem linhas específicas para veículos elétricos, porém eles são importados e os preços são muito mais altos do que os pneus convencionais. Uma busca pela internet em março de 2024 nos levou a este modelo, custando R$ 3.952 cada pneu (imagem abaixo).

Medida de pneu não disponível no país

A discussão sobre pneus ganhou destaque em fevereiro, quando a BYD colocou no mercado o seu Mini Dolphin. O carro usa um pneu de medida 175/55 em aro 16, que a fabricante concluiu ser a ideal para o modelo. Acontece que esta medida não é oferecida pelos fabricantes nacionais e caso alguém resolva substituir a medida por conta própria perderá a garantia. A empresa informou que importará o modelo para sua rede de concessionárias.

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