sexta-feira, 17 de maio de 2024

Hyundai suspende produção por falta de peças

Fabricante do segundo carro mais vendido no país no semestre, o HB20, a Hyundai anunciou que suspenderá totalmente a produção de sua fábrica em Piracicaba/SP. A unidade já estava operando apenas com o primeiro turno desde que a crise dos semicondutores apertou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Hyundai suspende produção
Hyundai suspende produção em Piracicaba/SP

A retomada completa na unidade só se dará em 15 de julho. Em Piracicaba, além do HB20, é fabricado o Creta, 9º modelo mais vendido do país no primeiro semestre.

Hyundai suspende produção: terceira fábrica do país

A Hyundai é a terceira fábrica do país a ficar fechada no mês de julho. A GM suspendeu a fabricação do Onix até 16 de agosto, em Gravataí/RS, por falta de semicondutores. Líder de vendas no país por cinco anos consecutivos, a montadora fechou o mês de junho apenas na sétima colocação entre as montadoras que mais vendem.

Além da GM, a Volkswagen também suspendeu a produção em Taubaté/SP. É a quarta paralisação na fábrica paulista desde o início do ano. Dois mil trabalhadores foram comunicados pelo sindicato de que ficarão em férias coletivas.

Crise dos semicondutores

volkswagen paralisa a produção

Os semicondutores são usados na fabricação de chips e servem para conduzir energia elétrica ou isolá-la rapidamente. Servem de meio termo entre os condutores e as resistências em um circuito elétrico. O emprego é grande. Vai de celulares a carros, passando por todo tipo de material que usa chip, e hoje quase tudo usa chip. Um carro mais moderno usa, por exemplo, de 300 a 400 semicondutores.

Ocorre que no início da pandemia todas as fábricas de semicondutores do mundo pararam as atividades por um momento. A de carros também, pois os modelos zero deixaram de ser prioridade, ainda que por pouco tempo.

Ao mesmo tempo, cresceu a demanda da ‘indústria do home office’, que também usa as peças em computadores e celulares. Quando a indústria automobilística voltou às compras já era tarde. As empresas de computadores e celulares já tinham fechado contrato e garantiram para elas praticamente todas as peças disponíveis pelos próximos meses.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Coube à indústria automobilística ir para o fim da fila e se contentar com um fornecimento muito abaixo do necessário. Para piorar, a produção dos semicondutores foi afetada também por problemas de estiagem. Utiliza-se muita água no processo de produção e as fábricas de Taiwan também tiveram que desacelerar. No Japão, outro grande fabricante, um incêndio atrasou ainda mais a produção.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES