Após onze anos a Jeep deixou de produzir o Renegade em sua fábrica na Itália, em mais um passo para a extinção do modelo. O Renegade é o primeiro projeto de sucesso da marca após ela ser assumida pela Fiat em 2009 e deu origem à Fiat Toro, modelo que sempre foi fabricado exclusivamente no Brasil.
O Renegade é um modelo que foi vendido mundialmente e chegou a ser fabricado nos Estados Unidos, Rússia, China e Itália. Com o fim da produção na Europa agora o carro é feito apenas no Brasil.

A principal razão pelo Renegade continuar sendo feito no Brasil é que ele ainda não tem um substituto imediato por aqui. A marca já anunciou que produzirá o Avenger aqui em 2026, mas o Renegade segue tão relevante em vendas no Brasil que ele deve conviver com o novo modelo por algum tempo, podendo inclusive receber modificações visuais. O outro motivo é que o Renegade é um veículo histórico para a Jeep no país. Foi o primeiro modelo a ser produzido na fábrica da empresa em Pernambuco.
Já na Europa o Renegade foi perdendo relevância nos últimos anos e esse ano foram vendidos pouco mais de 7 mil em todo o continente. Por aqui esse é o volume vendido em toda a América Latina em apenas um mês. No México, por exemplo, o veículo segue sendo vendido, enquanto nos Estados Unidos o carro deixou de ser produzido em 2023 e o Compass foi reposicionado para atender esse público. O Renegade do México é importado do Brasil.
Até quando o Renegade será produzido no Brasil?
Em outubro de 2025 essa é uma pergunta ainda sem resposta, mesmo que especulativa. A Jeep inclusive fará uma modificação visual no carro em 2026, quando ele passará a conviver com o Avenger.

As vendas do Renegade estão em declínio no Brasil já há algum tempo, mas o modelo ainda é muito relevante por aqui. Fato é que a longevidade do modelo no nosso mercado dependerá da carreira do Avenger a partir do próximo ano.