As mudanças na linha Jeep para o próximo ano devem ser menos conservadoras do que a marca tem apresentado nos últimos cinco anos, com apenas atualizações dos modelos que estão no Brasil desde o começo da nacionalização da marca (2015). Na Europa o novo Compass chegará como um modelo totalmente remodelado, como mostram as fotos que estão nesta página e foram vazadas antes do lançamento oficial.
O Compass europeu é construído na Itália. No Brasil ele é feito em Pernambuco e a atualização deve acontecer no ano que vem. É também no ano que vem que chega o Avenger, modelo mais simples da Jeep que a princípio deveria substituir o Renegade, mas que deve conviver com ele por um tempo.
Avenger, o Jeep moderninho e compacto

O Avenger é um veículo mais compacto e é montado sobre uma nova plataforma da marca. Mais moderno, portanto, e híbrido. Ele será montado na fábrica da Citroën no interior do Rio de Janeiro a partir do ano que vem. A explicação dele ter fabricação no Rio de Janeiro é que a plataforma do Avenger é compartilhada com os novos modelos da marca francesa e não com os atuais produtos da Jeep (que são fabricados em Pernambuco). Citroën e Jeep são marcas do grupo Stellantis.
Renegade resistirá
No posicionamento planejado da Jeep, o Avenger deveria ser o novo modelo de entrada da marca, substituindo o Renegade, mas essa troca não vai ser fácil de acontecer. O Renegade ainda é um veículo bom de vendas e a Jeep do Brasil depende dele.
O Renegade não deve ganhar uma nova geração, mas deverá passar por uma reestilização no próximo ano para seguir com o forte apelo que tem junto ao mercado. Segundo apuração do site Autossegredos, o Renegade passará a ser híbrido (leve) e terá mudanças na frente e traseira (mais uma vez).
Compass quer virar o jogo
Já o Compass será uma espécie de versão maior do Avenger. Ele terá versões híbridas e elétricas na Europa. Por aqui a única certeza são as híbridas. As mudanças visuais vão deixar o Compass mais robusto, apenas dando pequenas lembranças dos traços da atual versão. Por dentro o veículo também terá tudo novo, mas manterá o estilo atual com console central alto.

Apesar de compartilhar plataforma com a Citroën, assim como o Avenger, o Compass deve continuar sendo montado na fábrica de Pernambuco. Como há esse compartilhamento, a chegada do novo Compass pode dar margem à nacionalização de outros modelos do grupo Stellantis, como o Peugeot 3008 ou o Citroën C5.


O Compass atual passou por uma crise de imagem no Brasil. Desde que a Jeep adotou o novo motor 1.3 turbo por aqui ele ficou “assombrado” com o consumo excessivo de óleo motor e também com problemas no trocador de calor. A marca fez ajustes no modelo para contornar estes problemas, mas especialmente os modelos 2021 e 2022 ficaram bastante impactados no mercado de usados com isso.
Certo é que a motorização de todos os modelos da Jeep para os próximos anos não deve mudar. O 1.3 turbo, compartilhado com a Fiat, é um motor novo e já foi concebido para funcionar com o sistema híbrido. O motor 2.0 Hurricane também deverá ser mantido na linha Jeep, ele chegou em 2023 para equipar as picapes da Ram, que são montadas na mesma fábrica.