domingo, 21 de abril de 2024

Mudança na lei torna Jeep Renegade SUV mais vendido da Argentina

Modelo virou prioridade para Stellantis e viu rivais mudarem ao longo do ano.

O Jeep Renegade, fabricado em Goiana/PE, está perto de ser o SUV mais vendido da Argentina em 2021, superando rivais tradicionais como Volkswagen T-Cross e Ford EcoSport, antigos campeões de vendas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No acumulado até novembro, o modelo emplacou 6.834 unidades, 16,9% a mais do que em 2020, contra 5.423 vendas do Volkswagen Nivus. Em terceiro está o Chevrolet Tracker, com 5.374, seguido do Citroën C4 Cactus, com 5.306. O VW T-Cross, mais vendido de 2020, emplacou apenas 4.384 carros até novembro.

Jeep Renegade é o SUV mais vendido da Argentina no acumulado de janeiro a novembro

Os motivos para a liderança do Renegade são a boa impressão que o modelo passa ao mercado vizinho e também uma mudança na lei do país.

Desde o começo de 2021 passou a valer na Argentina a Chave Única de Identificação Tributária, a CUIT, que agora é usada para estabelecer cotas de importação entre as montadoras.

A grande mudança é que a Stellantis não foi tratada como empresa única. Tributariamente ela ainda é PSA e FCA e por isso tem mais flexibilidade para definir quais modelos ela importa do Brasil. Já a Volkswagen teve que dividir sua lista com a Audi, marca que tem boa saída no país vizinho.

Além de uma menor flexibilização, a Volkswagen preferiu estrategicamente priorizar o Nivus no mercado argentino, em detrimento do T-Cross. O VW Taos, por ser fabricado na Argentina pode ser livremente vendido por lá, sem cotas, mas é um modelo mais caro por ser de um tamanho superior e por isso não figura entre os mais vendidos.

Por outro lado, a partir de 2022 será interessante ver como a Stellantis destinará suas cotas. A chegada do Fiat Pulse deve agitar o mercado argentino (e brasileiro, diga-se) e é possível que as cotas do Renegade sejam afetadas, já que ambos os modelos pertencem à FCA.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES