sexta-feira, 17 de maio de 2024

Não paguei o IPVA, e agora? Quais as consequências e como regularizar?

Quitar o IPVA em atraso deixa a conta mais cara, mas deixar de pagar a longo prazo dá uma dor de cabeça das grandes

A dúvida para quem não pagou o IPVA a tempo é se o veículo pode ser apreendido e quais as consequências financeiras e legais disso. E claro, como regularizar o veículo se eu não paguei o IPVA? Aqui vamos explicar como isso pode ser regularizado e o que acontece com quem não paga o imposto do veículo.

Não paguei o IPVA. Posso parcelar o valor atrasado?

Se você simplesmente esqueceu de quitar o imposto de acordo com o calendário de seu estado, perdeu a oportunidade de fazer o parcelamento diretamente com o Detran do seu estado

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Agora as opções são pagar a vista e o Estado ainda pode cobrar juros por dia de atraso ou utilizar um serviço de parcelamento fora do Detran, como o Zapay, que é um parceiro do Turboway.

Se você não paga o IPVA, além de restrições sobre o veículo, os dias atrasados vão entrando na conta dos juros, que podem chegar a 20% do valor total do atraso. O valor também sofre atualização mensal, seguindo a Taxa Selic. Isso enquanto a dívida não é inscrita na Dívida Ativa.

O que é a Dívida Ativa?

A dívida ativa é a lista de devedores do estado. Quando você deixa de pagar imposto, o estado envia seu nome para a lista da dívida ativa, que seria como o “SPC ou o Serasa do poder público”. Então com o nome na dívida ativa, o contribuinte poderá ter problemas para obter crédito e ficará impedido de obter linhas de crédito do governo.



Após seu nome figurar na Dívida Ativa, o Estado entrará com um processo judicial de cobrança contra você e aí a dívida pode ter acréscimo de até 40% nos juros e a correção monetária. É um péssimo negócio ser devedor do estado.

O que acontece se eu for parado com o IPVA atrasado?

Posso rodar com o IPVA atrasado? Posso ter o carro apreendido?

Não imediatamente. Isso porque enquanto o licenciamento estiver válido, o veículo pode andar. Ou seja, se o seu carro tem placa final 9, que tem o licenciamento pago no final do ano, poderá trafegar até o vencimento desta taxa sem ter problemas para rodar. Isso porque o IPVA é um imposto que você paga pelo fato de ter o veículo e o licenciamento é a taxa que se paga para que ele possa rodar por aí. Assim, o licenciamento é como se fosse um pedágio pra você sair na rua com seu carro.

Quem não paga IPVA tem o licenciamento bloqueado. Então quando você fica em débito com o IPVA, não consegue fazer o licenciamento e não pode trafegar com o veículo. O que se conclui é que se você não paga IPVA, tem até a data limite do licenciamento para regularizar a situação e rodar.

O que acontece se meu carro for apreendido?

Se você está na pindaíba e não pagou nada, IPVA e licenciamento, o carro apreendido é levado para o pátio conveniado do Detran. Se o imposto atrasado for pago, você retira o veículo. O pátio conveniado do Detran só libera o veículo com os documentos regularizados, o que é impossível se os valores ainda não estiverem pagos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Caso não seja regularizado, o carro fica por lá até que o processo da dívida ativa se resolva na justiça. Se até o final deste processo você quitar a dívida, você ainda pode ter o veículo de volta. Caso não pague, o Estado pode levá-lo a leilão e isso servirá para quitar a dívida.

Vale lembrar que além da dívida do IPVA, juros e multa, se o carro for apreendido você também terá o custo do guincho e das diárias do carro com o pátio. Esses valores variam de estado para estado. Só o guincho pode chegar até R$ 690 em alguns locais. Não tá fácil pra ninguém.

Como posso pagar o IPVA atrasado?

Você precisa acessar o site da Secretaria de Fazenda do seu Estado e imprimir a guia para pagamento. Você vai precisar do número do Renavam e da placa. A guia será emitida com o valor do IPVA sem desconto e para pagamento a vista.

Você também pode optar por um serviço de parcelamento com parceria com o Detran do Estado. Turboway recomenda os serviços da Zapay, que é um parceiro do site.

Publicada originalmente em

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -spot_img

nossos destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários