sexta-feira, 17 de maio de 2024

Nivus gabarita em teste de segurança e VW segue invicta. Veja últimos testes

Nivus e Taos gabaritaram no teste de segurança. Concorrentes não conseguiram obter resultados satisfatórios.

Na última rodada de testes do Latin Ncap o Volkswagen Nivus se saiu muito bem e obteve nota máxima em segurança. É o segundo carro da VW avaliado nesta nova fase do teste que obtém a nota máxima. Apesar disso a organização do teste adicionou um comentário de que o Nivus poderia oferecer mais segurança aos pedestres.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Anteriormente o Taos já havia sido testado e avaliado com cinco estrelas no Latin Ncap. O Nivus é seguro? Veja o vídeo do teste:

Vale a pena comprar um Nivus? Leia aqui o que escrevemos quando dirigimos o carro.

Em todas as modalidades de impacto o SUV da Volks recebeu entre “adequado” e “bom”. Bom é a melhor classificação possível neste teste.

O que contribuiu para a nota máxima foram os dispositivos de segurança presentes no Nivus, como controle de estabilidade, frenagem de emergência e claro, os seis airbags.

O único ponto deficitário, mas que não influenciou na nota final do Nivus, foi a proteção aos pedestres. “É muito promissor que alguns fabricantes como a Volkswagen já estejam incluindo tecnologias avançadas de assistência à condução com uma maior participação em suas vendas, esperamos que em breve sejam padrão em todos os novos modelos vendidos no mercado, pois isso salvará muitas vidas em nossas ruas, principalmente as dos usuários vulneráveis das estradas”, disse Stephan Brodziak, presidente do conselho do Latin N Cap.

Além do Nivus, a avaliação publicada esta semana traz também o Honda WR-V. Ele teve apenas uma estrela, mas não é mais vendido no Brasil. Porém a Honda continua produzindo ele por aqui e exportando.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Carros brasileiros nos últimos testes

Os concorrentes não tiveram o mesmo conforto que a Volkswagen até o momento. O Chevrolet Tracker foi para o teste e lá foi descoberto risco de incêndio em acidentes e isso gerou um alerta de recall.

No caso do Taos, que foi muito bem no teste, na ocasião foram testados também os Fiats Argo e Cronos. Esses zeraram. O Peugeot 208 foi avaliado em outra ocasião e conseguiu obter 2 estrelas.

O Latin Ncap é um instituto internacional que faz testes de segurança para veículos comercializados na América Latina. Em 2020 eles fizeram ajustes no teste que aumentaram as exigências. Por isso as marcas que antes conseguiam uma nota mínima de segurança agora estão zerando.

Nenhuma outra marca além da Volkswagen possui avaliação 5 estrelas em seus veículos. A Chevrolet obteve 5 estrelas no Onix, Onix Plus e no Cruze, mas estes testes foram realizados antes da mudança de 2020.

Subir a régua foi bom, já que o teste europeu – o Euro Ncap – é mais rigoroso e as marcas tendem a aumentar o padrão de segurança para o público europeu que é muito exigente com este tipo de item. Porém a mudança vem sendo alvo de críticas de algumas marcas.

O Renault Duster também foi muito mal e acabou revelando um fato frustrante: o Duster que é vendido na Europa conseguiu ter uma avaliação positiva de segurança, enquanto o Duster latino zerou no teste. Na época a Renault preferiu criticar a metodologia do teste do que anunciar melhorias no carro.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES