sexta-feira, 24 de maio de 2024

Sete fatos atuais sobre o mercado norte-americano de automóveis

Mercado estadunidense tem muitas particularidades, mas os japoneses mostram que estão bem entendidos sobre isso.

Separamos alguns fatos sobre o mercado automotivo estadunidense com base nas estatísticas de vendas da indústria de 2021. O país comercializou mais de 15 milhões de veículos neste período. Vamos à lista:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

1 – Japonesas no topo

A Toyota oferece para os norte-americanos um mix de picapes, suvs e carros. A marca japonesa destronou a Ford e aumentou suas vendas em 10% em 2021. A Ford recuou 6% e ficou em segundo. A Chevrolet ficou em terceiro e perdeu 17% das vendas em relação a 2020.

As americanas que acordem, porque outra japonesa vem no gás: A Honda cresceu 8% em vendas e já encostou na Chevrolet. Na quinta posição vem outra japonesa: a Nissan.

2 – Só lidera picape

O veículo mais vendido nos Estados Unidos em 2021 é uma família de picapes. A Ford concentra três picapes (F-250, F-350 e R-450) com o nome “Série F” ou “F-series” em inglês. Elas são líderes de vendas em 18 estados estadunidenses. A Chevrolet Silverado é líder em outros 8 estados e a família de picapes da RAM lidera em 11.



3 – Civic vs Corolla só em 2 estados

O duelo entre os japoneses é isolado nos Estados Unidos. O Toyota Corolla é o carro mais vendido na Flórida, enquanto o Honda Civic é o veículo top da Califórnia. Outro Honda que vende bem por lá é o CR-V, que lidera em Nova York.

4 – Toyota líder no Hawaii

A picape Tacoma, da Toyota, foi o líder de vendas no Hawaii em 2021. O veículo não repetiu o feito em nenhum outro estado.

5 – Alaska e Texas, só truck

No estado gelado do Alaska o Top5 de veículos vendidos é dominado por picapes pesadas. A família de picapes da RAM lidera, seguida da Ford e da Chevrolet. Isso é explicado pelo tipo de terreno que se enfrenta por lá.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A mesma coisa acontece no Texas, mas com liderança da Ford seguida de Chevrolet e RAM.

6 – Marcas tradicionais patinam

Três marcas automotivas tradicionais dos Estados Unidos sofrem para manter vendas nos Estados Unidos: Dodge, Jeep e Chrysler. As três marcas são da Stellantis, empresa que uniu Fiat e Peugeot.

São marcas que foram adquiridas pela Fiat para tentar ter uma penetração naquele mercado, mas sem muito sucesso. A mais bem sucedida é a Jeep, sexta colocada no mercado, seguida pela RAM (que nasceu da Dodge), a nona colocada.

7 – Vizinho também pode entrar

A preferência dos norte-americanos é pelos veículos fabricados por lá. Algumas marcas produzem no Canadá e México e se beneficiam de acordos entre países vizinhos. As próprias Ford e GM mantém fábricas também nestes vizinhos.

O Brasil chegou a exportar modelos da Volkswagen para lá nos anos 90, mas sem grande destaque. A BMW chegou a levar para lá alguns modelos fabricados no Brasil, mas em volume pequeno.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários