Para que serve o metanol e por que ele vem sendo utilizado em adulterações?

Uso criminoso: falta de fiscalização e lei que permitiu que qualquer empresa comercializasse o álcool combustível são os facilitadores para o uso do metanol, que é altamente tóxico

Primeiro foram os postos de combustíveis do PCC e agora até bebidas sendo vendidas com o metanol causando a morte de pessoas. Por que isso vem ocorrendo e para que serve o metanol?

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o metanol é um composto orgânico da família dos álcoois e é largamente utilizado na indústria química. O metanol é utilizado na indústria de adesivos, de pisos e de solventes. Porém é importante destacar que o metanol não tem a mesma origem do etanol, o popular “álcool” combustível.

Enquanto o etanol vem da cana de açúcar (no caso do etanol brasileiro), o metanol é feito a partir de outros processos, inclusive dos que envolvem a queima do gás natural e do carvão.

Os motivos do metanol ter se popularizado entre criminosos são suas características e o seu preço. Assim como o etanol, ele também é incolor, altamente inflamável e com cheiro semelhante. Com isso, criminosos compraram grandes quantidades de metanol para vender como etanol em postos de combustíveis, gerando assim lucros exorbitantes para criminosos donos de postos.

Só que enquanto o etanol é testado e atestado como seguro pelos fabricantes de veículos, o metanol é altamente tóxico e corrosivo, causando problemas para várias peças dos veículos.

Crime se aproveitou de lei

O que facilitou a vida dos criminosos foi a lei 14.367, de 2022, que retirou a obrigatoriedade dos postos de comprar direto de distribuidoras. Na época essa lei foi aprovada com a desculpa que a venda direta do produtor para o posto reduziria o preço do combustível.

Não reduziu e permitiu que a venda fosse descentralizada, dificultando ainda mais a investigação da ANP. O crime organizado agiu rápido: comprou empresas que comercializam o etanol e resolveu fazer a mistura tóxica.

Metanol não pode ser consumido por humanos

No caso do metanol que apareceu mais recentemente em bebidas alcóolicas, causando a morte de pessoas, segue a mesma lógica. O álcool utilizado na produção de bebidas tem a mesma origem do álcool usado nos carros, mas em concentrações muito diferentes. E o metanol novamente entra como uma opção bem mais barata, só que com o detalhe de que é uma substância altamente tóxica, que pode lesar fígado e nervos, por exemplo.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

guest
0 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES