sábado, 20 de julho de 2024

Apple prepara mudanças para Iphone controlar mais funções do carro

A gigante norte-americana quer ampliar as funções do Carplay, mas está em uma corrida onde o Google parece estar mais avançado.

A Apple prepara uma expansão das funções do Carplay, o aplicativo que faz a ligação entre o Iphone e a central multimídia do carro. A empresa quer dar um passo para que seu aplicativo passe a controlar também as funções de conforto do carro, como ar-condicionado e ajuste dos bancos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo o serviço de informações da Bloomberg, a Apple trabalha em um projeto chamado IronHeart que assumirá como um cérebro de toda a parte de conforto do carro: indicador de velocidade, sistema de climatização, indicação de nível do combustível, rádio, assentos, trancas. Ficaria de fora a parte mecânica do carro, que já é um projeto seguinte: o do carro autônomo.

Leia também:
Conectividade: como é ter o Android Auto no carro?
Você vai comprar carro como compra um computador

Com esses novos controles, o Apple Carplay poderia oferecer, por exemplo, serviços de indicação de postos de combustíveis mais próximos quando o tanque tiver em nível crítico. Ou ainda, que o dono do veículo saiba se o carro estiver sendo furtado e saiba seu paradeiro.



A iniciativa IronHeart está em seu início e para vingar depende de parceria com as montadoras, já que a Apple não fabrica um veículo próprio, nem componentes para os veículos.

O Apple Carplay é um aplicativo que funciona quando um Iphone é conectado ao carro e atualmente apenas exibe na tela conteúdo de aplicativos selecionados, como o Waze e o Spotify. Atualmente o dispositivo sequer incorpora controles do rádio, por exemplo.

Apple vs Google

Apesar do plano grandioso da Apple, quem está na frente neste projeto é o Google, já que o time do Android Auto já vem trabalhando em funções deste tipo há mais tempo e inclusive já fez parcerias com várias montadoras, inclusive as chinesas, que trabalham também com um sistema parecido do Baidu – o equivalente ao Google na China.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Algumas montadoras estão ainda preferindo tentar desenvolver sistemas próprios para não ficarem dependentes das empresas de tecnologia.

A grande diferença do projeto da Apple para o do Google é que o projeto da Apple é um aplicativo de conexão, enquanto o sistema do Google é um sistema operacional.

Simplificando: o projeto da Apple é continuar utilizando o Iphone como cérebro de toda a operação usando a central multimídia do carro apenas como uma ponte para isso. Enquanto o projeto do Google é transformar a central multimídia do carro em um cérebro que eventualmente conversará também com o seu celular.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários