sábado, 27 de julho de 2024

Audi entra na briga e lança serviço de assinatura de carros

Serviço piloto atenderá público do segmento premium, com modelos que custam acima de R$ 400 mil

A Audi é a primeira montadora a anunciar um serviço próprio de carro por assinatura no Brasil. Diferentemente da variedade ofertada pela Unidas, Porto Seguro e outras, a fabricante vai oferecer, obviamente, apenas carros da marca. A assinatura de luxo terá contratos de até R$ 16,5 mil mensais.

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Audi E-tron, que custa R$ 511 mil, estará disponível

Chamado de Audi Luxury Signature, o serviço vai permitir que o cliente pague uma mensalidade para rodar com um carro, em vez de comprá-lo. Por um valor fixo, que varia entre R$ 9,6 mil a R$ 16,5 mil por mês, estão inclusos IPVA, licenciamento, seguro, manutenção, além, é claro, o carro para se utilizar. É possível acrescentar blindagem, que encarece a mensalidade.

Apenas parte do catálogo da montadora estará disponível: os modelos A6, A7 Sportback, Q8 e o 100% elétrico Audi E-tron, todos com preço de tabela acima de R$ 400 mil. Se o programa vingar, a montadora espera aumentar a gama para os veículos mais acessíveis da marca.

O serviço premium, que ainda é tratado como piloto pela Audi, funcionará neste primeiro momento apenas em São Paulo. O plano tem duração de dois anos e permite que o motorista rode até 48 mil quilômetros (2 mil por mês). Ao fim do plano, o cliente terá opção de comprar o veículo com 12% de desconto na tabela Fipe ou recomeçar a assinatura com um veículo 0 km.

O segmento de veículos premium representa 2% do mercado nacional. Em 2020, em função da pandemia, as vendas de premiums caíram cerca de 20%, menos do que a venda geral de carros, na casa dos 30%. O serviço de assinatura de carros pode dar um fôlego para as montadoras. Segundo a Fenabrave, de janeiro a agosto, a Audi vendeu 3.917 veículos, 5,4% a mais do que no ano passado. É esperar para ver os próximos passos.

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