sábado, 27 de julho de 2024

BMW amplia liderança entre marcas premium; Mercedes e Audi caem

BMW já tem 30% de domínio de mercado. Mercedes e Audi, que sempre faziam pódio, foram ultrapassadas pela Volvo.
liderança entre marcas premium

De cada 10 carros premium vendidos no Brasil em 2021, 3 são BMW. É com este domínio de mercado que a gigante alemã comemora suas operações no Brasil. Em um ano de incertezas, tanto econômicas quanto estruturais, a montadora conseguiu crescer suas vendas em mais de 42% e ainda vir saltar seu domínio de mercado em 5 pontos percentuais, atingindo uma folgada liderança entre marcas premium.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Mercedes, tradicional rival, perdeu tanto em vendas (3% de queda) quanto em fatia de mercado (-3,4pp), sendo ultrapassada pela Volvo. A sueca, que vem de um ano forte em marketing, conseguiu alavancar suas vendas, sobretudo no segmento de SUVs e alcançou a vice-liderança.

Já a Audi, que formava a trinca de alemãs na liderança do mercado, fechou o semestre apenas na quarta colocação, apesar de um ligeiro crescimento em vendas.

Confira o ranking de vendas de jan/jun 21, em comparação com jan/jun 20.

POS.MARCAVENDASVAR.PART.VAR.
1BMW6.57742,9%30,1%5 pp
2Volvo3.87243,9%17,7%3 pp
3Mercedes2.983-4,8%13,7%-3,4 pp
4Audi2.9029%13,3%-1,2 pp
5Land Rover2.71313,1%12,4%-0,6 pp
6Porsche1.73231,7%7,9%0,7 pp
7Mini487-7,4%2,2%-0,6 pp
8Subaru25062,3%1,1%0,31 pp
9Lexus180-48,9%0,8%-1,09 pp
10Jaguar129-74,4%0,6%-2,16 pp

Liderança entre marcas premium: Segredo é produzir aqui

A BMW é a única das gigantes alemãs a produzir no Brasil. A montadora fabrica em Araquari/SC tanto a Série 3 quanto o X1, dois sucessos de venda. Na contramão, a Mercedes fechou a fábrica de Iracemápolis, em dezembro passado, e agora colhe essa perda em vendas. A Audi conseguiu algo parecido, depois que encerrou a produção em São José dos Pinhais para investir em importados.

Mas tanto Mercedes quanto Audi não deixaram de lucrar. Trazendo carros importados a preços maiores, eles perdem em vendas, mas a lucratividade por modelo é maior, segundo as fabricantes.

Já a Volvo, que não produz carros de passeio no país – apenas caminhões, ônibus e tratores – viu o crescimento surgir de um franco investimento em marketing, sempre eficiente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Premium ainda para poucos

O que os números revelam, além das posições entre as empresas premium, é a baixa inserção que estes carros possuem no nosso mercado. Enquanto a média global de veículos premium é de 10% do mercado, no Brasil essa fatia está na casa dos 2,7%, mostrando que se carro já é coisa para poucos, carro premium é para uma elite ainda menor.

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -spot_img