domingo, 21 de abril de 2024

Cai a participação de carros brasileiros no mercado argentino

Participação brasileira no mercado argentino reduziu 13% em março em relação a março de 2020. Veja também quais são os carros mais vendidos na Argentina em março.
Fiat Cronos é o mais vendido no mercado argentino
Fiat Cronos é produzido na Argentina (Foto: Fiat)

Modelos brasileiros estão perdendo espaço no mercado argentino. Segundo a Associação de Concessionárias do país, a Acara, 48% dos modelos vendidos na Argentina em março foram fabricados no Brasil. Carros fabricados na Argentina são 46% e os outros 6% são de veículos importados de outros países.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em março de 2020 a proporção era de 61% de veículos brasileiros e apenas 30% de carros argentinos. Segundo a Acara, o mercado argentino está se adaptando às mudanças na política econômica do país, que impõe restrições para as importações. Assim, veículos nacionais têm alguma vantagem no preço.

Cronos é o mais vendido no mercado argentino

A nova política automotiva favoreceu o Fiat Cronos, que é produzido no país, e disparou nas vendas com com 3193 unidades. O Cronos assumiu a liderança no ano passado e lá permanece deste então. Em seguida vem Toyota Hilux e a Volkswagen Amarok, ambas fabricadas no país. Na quarta posição aparece o primeiro brasileiro, o Gol (fabricado em Taubaté/SP) com 1642 unidades.

Mais brasileiros na quinta e sexta posições: Toyota Etios e Chevrolet Onix. O Etios vem de uma situação curiosa, é fabricado pela Toyota no Brasil e desde março é vendido apenas na Argentina. É que a montadora decidiu abrir espaço na fábrica para a montagem do Toyota Corolla Cross e por isso aposentou o Etios no Brasil. A linha de produção que sobrou atende apenas o mercado de exportação.

Ford Ranger e Peugeot 208 são os próximos no ranking. Ambos fabricados na Argentina. Fechando o Top10, mais dois brasileiros: o Ka, que teve a produção encerrada em janeiro pela Ford e ainda assim vendeu 1278 unidades por lá. O Toyota Yaris é o décimo colocado.

Veja o ranking:

ModeloOrigemVolume
1Fiat CronosArgentina3193
2Toyota HiluxArgentina2278
3VW AmarokArgentina1650
4VW GolBrasil1642
5Toyota EtiosBrasil1493
6Chevrolet OnixBrasil1429
7Ford RangerArgentina1393
8Peugeot 208Argentina1374
9Ford KaBrasil1278
10Toyota YarisBrasil1229
Ranking dos mais vendidos na Argentina, fonte: ACARA

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

- PUBLICIDADE -spot_img