sexta-feira, 17 de maio de 2024

Pole em Mônaco, Charles Leclerc quer repetir feito que só brasileiros conseguiram na F1

Um feito que apenas Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace e Felipe Massa conseguiram, em 71 anos da Fórmula 1, pode ser igualado neste domingo. Charles Leclerc pode vencer uma corrida na cidade onde nasceu, em Monte Carlo, Mônaco. O primeiro passo ele já deu ao ser pole position no treino deste sábado.

Senna Gp Brazil

Até hoje, apenas os cinco brasileiros conseguiram vencer na cidade de nascimento. Senna (1991 e 1993), Emerson (1973 e1974), Pace (1975) e Massa (2006 e 2008) ganharam em São Paulo e Nelson Piquet (1983 e 1986) faturou o GP do Rio de Janeiro. Todas as outras vitórias, em todos os outros GPs, foram de ‘forasteiros’.

É incrível imaginar, mas todos os grandes campeões nasceram em cidades onde não há tradição de GPs. E onde há tradição de GPs não há pilotos formados na casa. O Brasil é o único país a combinar as duas coisas.

- Publicidade -

Lewis Hamilton, vencedor de 98 corridas, nasceu em Stevenage, Inglaterra, que fica a 88 quilômetros de Silverstone. Michael Schumacher é da pequena Hürth, a 84 km de Nürburgring e a 263 km de Hockenheim.

Monza, um GP tradicionalíssimo da Itália, não viu nascer um piloto que vencesse em casa. Alberto Ascari era de Milão e Giuseppi Farina, de Turim.

Spa é o quarto GP com mais corridas, atrás apenas de Silverstone, Monza e Monte Carlo, mas nunca viu um nascido lá vencer. Nem mesmo um belga de outras cidades.

E mesmo em grandes cidades, como Barcelona, não foi possível ver uma vitória local. Fernando Alonso, vencedor de duas corridas na cidade catalã, é nascido em Oviedo, por exemplo.

Charles Leclerc pode igualar recorde brasileiro

Leclerc pode igualar feito que só brasileiros

Dos 20 pilotos do circuito, Charles Leclerc é quem tem mais chances de igualar o feito dos brasileiros. Ele nasceu em Monte Carlo, palco do GP deste domingo, e tem um carro em condições de surpreender. Mas mesmo que não vença agora, ele terá muitas outras chances. Um dos mais talentosos do circuito, ele tem apenas 23 anos e não há intenção da F1 em retirar o GP do Mônaco do circuito.

Outros dois pilotos desta temporada tinham possibilidades de vencer uma corrida em casa este ano. Mas com o cancelamento do GP do Canadá, em Montreal, Lance Stroll e Nicolas Latifi vão ter que esperar. Os outros 17 pilotos são de cidades sem tradição de corridas.

Treino deste sábado

Leclerc conseguiu a pole position momento antes de bater sua Ferrari e assim interromper a sessão a poucos segundos do fim. Pilotos que vinham bem, com chance de fazer o melhor tempo acabaram perdendo a chance de cravar o melhor tempo. Lewis Hamilton foi um deles. Ele vai largar apenas na sétima posição.

- Publlcidade -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

últimas da f1