Copa do Mundo é sempre uma vitrine. Para jogadores em ascensão, consagrados, para times pequenos que conseguem uma vaga de última hora e também para marcas. A Kia não perdeu tempo e aproveitou o grande espaço publicitário do mundial para divulgar o Kia EV6 GT, esportivo elétrico que é aposta de sucesso da montadora coreana.
A Kia é um dos 11 patrocinadores master da competição da FIFA e possui um dos espaços nobres nas laterais de campo. A estimativa é que ela tenha pago 220 milhões de dólares para patrocinar o evento, que será assistido por 5 bilhões de pessoas até a final, em 18 de dezembro.
E como é o Kia EV6 GT, carro que aparece nas propagandas da Copa do Catar? Ele é simplesmente o carro mais potente criado pelo Kia. Ele tem dois motores elétricos que somam 585 cavalos e 75 kgfm. Ele leva 3,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge até 260 km/h de velocidade máxima.
O EV6 GT tem tração traseira e possui autonomia de 510 quilômetros de autonomia. Nos testes da Euro NCAP atingiu 5 estrelas, com 90% de aproveitamento para adultos e 86% para crianças. Entre os itens de segurança, ele vem com controle de cruzeiro semi-autônomo, a Highway Driving Assist 2, entre outros itens.
É um crossover com bastante espaço interno e de carga. São 520 litros no porta-malas, que alcançam 1.300 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O principal chamativo do modelo é a customização do modo de direção. É possível deixar a condução mais esportiva e até própria para o drift, com mais tração traseira.
O modelo foi lançado no dia 2 de agosto de 2021, mas a versão GT só saiu no 4 de outubro de 2022, ou seja, às vésperas do mundial da FIFA. Nos EUA, ele custa a partir de US$ 61 mil – cerca de R$ 330 mil.