sexta-feira, 17 de maio de 2024

Documentário sobre ex-executivo brasileiro da Nissan está disponível no Globoplay

Obra da BBC conta como Carlos Ghosn cresceu dentro da Nissan e como fugiu do Japão, onde responde por crimes contra a administração da montadora.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Chegou oficialmente ao Brasil o documentário que conta a trajetória do executivo brasileiro Carlos Ghosn à frente da aliança Renault-Nissan, de sua ascensão até sua prisão em 2018. O doc contado em apenas um episódio está disponível na plataforma Globoplay.

Turboway assistiu o documentário “Carlos Ghosn, o último voo” da rede britânica BBC em seu lançamento, em julho deste ano, e publicou uma resenha que você pode ler aqui.

O material da BBC é quase todo produzido em cima de imagens subjetivas e fica mais interessante em seus últimos 20 minutos, onde o executivo relata como, durante sua prisão domiciliar, fugiu do Japão com destino à Beirute.



O doc mostra imagens do aeroporto de Tóquio, na chegada de dois ex-militares, um americano e outro libanês, que planejaram e executaram o plano de fuga. A Nissan informou à BBC que fez uma investigação interna e concluiu que Carlos teve condutas nocivas e violou o código de ética da empresa. Um painel da ONU condenou a prisão de Ghosn, considerada arbitrária. O governo japonês refutou isso.

Quem é Carlos Ghosn?

Carlos Ghosn é brasileiro, nasceu em Porto Velho, Rondônia, e foi com a família para o Líbano aos seis anos. Com nacionalidades brasileira, francesa e libanesa, ele ficou conhecido nos anos 2000 por salvar a montadora japonesa Nissan da falência. Em 2018 ele foi preso pelo escândalo fiscal envolvendo a montadora Nissan.

Atualmente o ex-executivo trava uma batalha para provar sua inocência na justiça japonesa. Ao mesmo tempo tenta reconstruir sua imagem e vem concedendo entrevistas sobre o assunto. Carlos sustenta que sua condução à frente da Nissan, que levou a uma junção com a Renault, desagradou os japoneses. Entre os feitos de Carlos à frente da Nissan está o plano de eletrificação da linha da empresa, que resultou no projeto do Nissan Leaf, hoje vendido no Brasil.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários