sexta-feira, 17 de maio de 2024

Fiat Fastback chega ao mercado a partir de R$ 130 mil e versão esportiva por R$ 150 mil

Novo SUV da Fiat é montado sobre a plataforma do Argo e tem motor 1.0 turbo.

A Fiat lançou nesta quarta-feira (14) o Fiat Fastback, o novo SUV coupé da marca que tem sua versão mais básica custando R$ 130 mil. A marca revelou ainda uma versão de topo esportiva com motor da Toro por R$ 150 mil chamada “Limited Edition by Abarth”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ainda não é o lançamento da Abarth no Brasil como marca como muitos esperavam. No Fastback a Abarth aparece apenas como uma grife que deu um toque a mais no modelo, como já aconteceu no passado com o Fiat 500 Abarth e o Stilo Abarth. O lançamento da Abarth como marca ocorrerá no lançamento do Pulse Abarth.

Ao final deste texto você pode assistir o vídeo da live de lançamento do carro, transmitida na quarta-feira (14/09).

fastback fiat
Essa é a versão intermediária Impetus, sai por R$ 140 mil (foto: Fiat/ divulgação)

O Fastback é construído sobre a plataforma MP1, que nasceu no mercado com o Argo e depois com o Cronos. O Fastback, aliás, tem dimensões muito semelhantes às do Cronos, o que torna inevitável um comparativo com o irmão menor, principalmente porque o carro traz do Cronos alguns elementos que prejudicam o “ar refinado” que a Fiat quer conferir ao carro: as mesmas portas do pequeno sedã e as janelas com molduras grossas, por exemplo.

fiat fastback
Interior do Fastback é semelhante ao do Pulse, com alguns pontos mais refinados (foto: Fiat/ divulgação)

O novo SUV está disponível com motores 1.0 turbo (do Pulse) e nós contamos aqui como ele anda, que rende até 130cv, e o 1.3 turbo (da Toro).

Segundo a Fiat, a marca conseguiu reunir elementos únicos no Fastback que apenas carros mais caros possuem a preços competitivos. A Fiat destacou na apresentação o porta-malas do modelo, de 516 litros, o maior da sua categoria. Também destacou as medidas: 4,43 de comprimento (3 centímetros a mais que o Jeep Compass!) e 20 cm de altura do solo.

Por dentro o carro traz o conceito já apresentado no Pulse com alguns elementos produzidos em outros materiais. São detalhes que estão no volante, console central e etc, que receberam acabamento em preto, conhecido como “black piano”. No Pulse esse acabamento é cinza fosco.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Fiat Fastback
Fiat exalta o porta-malas do veículo com 600 litros (foto: Fiat/ divulgação)

São três versões já disponíveis nas concessionárias: Audace, Impetus e Limited. O carro está disponível nas cores preta, branca, cinza e prata. A cor vermelha está disponível só na versão Limited.

Audacee 1.0 turbo – frenagem automática de emergência, freio eletrônico, ar-condicionado digital, sensor e câmera de estacionamento estrangeiro, central multimídia de 8 polegadas. O painel é físico com uma tela preta e branca ao centro. Disponível por R$ 129.990,00.

Impetus 1.0 turbo – os mesmos itens da versão Audace com teto bicolor, roda esportiva, bancos em couro, sensor de estacionamento dianteiro e central multimídia de 10 polegadas. O painel é todo digital. Disponível por R$ 139.990,00.

Limited Edition (Abarth) 1.3 turbo – vem com motor 1.3 turboflex T270 (o mesmo de Fiat Toro e Jeep Renegade). É um carro com características esportivas que exibirá a marca Abarth ao lado do nome do veículo. Porém, ainda não será a estreia da marca Abarth com um modelo só dela. Isso acontecerá com o Abarth Pulse, que deve chegar no fim do ano. Esse carro sai por R$ 149.990,00.

Veja como foi a apresentação transmitida ao vivo no dia 14/09:

Quais as diferenças do Fastback para o Pulse?

Apesar do Pulse ser um hatch e o Fastback um cupê, os produtos são desenvolvidos sobre a mesma plataforma e dividem muitas peças. Frente e boa parte da lateral conservam o mesmo estilo criado no Centro de Design da Fiat, em Minas Gerais.

Frente
O Fastback tem o para-choque dianteiro com menos detalhes que o Pulse. Enquanto o Pulse traz detalhes do farol de neblina na linha central, o Fastback colocou esse item na parte bem inferior. O para-choque do Fastback é o mesmo que virá no Abarth Pulse, ainda não lançado.

Parte superior
O Fastback e o Pulse tem a mesma altura interna. Por fora a altura do Pulse é um pouco maior porque ele possui barras no teto para a colocação de rack. O teto do Fastback é bicolor na versão Impetus, assim como no Pulse. Porém essa cor no teto fica restrita apenas ao teto, não se estende para trás como no Pulse, que possui aerofólio.

Traseira
Por terem estilos diferentes é justamente na traseira que Pulse e Fastback diferem entre si. O porta-malas do Pulse comporta 370 litros enquanto o Fastback tem 516.

Equipamentos e motorização
O Fastback traz um elemento que inexplicavelmente ficou de fora de todas as versões do Pulse: o freio eletrônico que está em todas as versões do novo SUV. Isso influencia no console central, que enquanto no Pulse existe a alavanca de freio, no Fastback existe uma parte maior para colocar objetos.

O Pulse possui versões 1.3 sem turbo que utilizam o mesmo motor do Argo. Outras três versões do Pulse tem o motor 1.0 turbo. São ao todo cinco versões, sendo uma manual.

O Fastback não possui versões sem turbo, nem uma versão manual. São duas versões 1.0 turbo com o mesmo conjunto do Pulse e uma outra versão 1.3 turbo, motor que ainda não equipa o Pulse e sim a Toro.

Quais são os concorrentes do Fastback?

Embora a traseira possa trazer uma associação com o Volkswagen Nivus, não é ele o foco de concorrência do Fastback. A lista parte do VW T-Cross e passa por Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Renault Duster.

Na proposta da Fiat, o Fastback está em uma faixa de preço acima do Pulse e abaixo da Toro. Para evitar essa concorrência direta com o irmão ele não tem versões mais simples de motor e equipamentos como tem o Pulse.

E para justificar o posicionamento acima do Pulse é que a marca resolveu colocar “luxos” como o freio de estacionamento eletrônico e acabamentos brilhantes no lugar do cinza fosco.

A Fiat descarta que o Fastback faça alguma concorrência com o Jeep Renegade, embora as duas versões mais baratas do carro da Jeep estejam na mesma faixa do carro da Fiat.

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -spot_img