sexta-feira, 17 de maio de 2024

Fiat lidera vendas no mercado turco, a terra dos sedãs

Seis em cada dez automóveis vendidos na Turquia são sedãs. No país onde a Renault liderou por anos com o Mégane e o Fluence, a Fiat conseguiu chegar ao topo com a versão sedã do Tipo, que sucedeu o não tão promissor Linea.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Fiat caminha para fechar mais um ano na liderança na Turquia, onde até outubro abriu quase 30 mil unidades em relação à Renault, a segunda colocada. O Fiat Tipo, que lá se chama Fiat Egea, é responsável por mais da metade das 104 mil unidades vendidas este ano. Vale ressaltar que o Egea foi lançado na Turquia cinco meses antes do Tipo na Itália.

Fiat Egea da Turquia é o Tipo do mercado europeu (Foto: Fiat/ Divulgação)

O site Turboway publica mensalmente o ranking de veículos mais vendidos no Brasil e também os ranking dos mais vendidos em outros mercados. O mercado turco é muito diferente do mercado brasileiro. Levantamento feito sobre os relatórios da associação dos distribuidores automotivos da Turquia (ODD) aponta que o mercado turco prefere automóveis sedãs e automáticos.

Fiat na Turquia

Foi o Fiat Egea que consolidou a liderança da Fiat em 2017 no país, quando desbancou o Renault Fluence. O Egea é vendido no país em três versões: sedã, hatch e perua, mas é a versão sedã que é a campeã de vendas. Antes dele, a Fiat tinha o Linea e o Punto como principais produtos. Com a aposentadoria destes dois modelos, que foram vendidos também no Brasil, a marca italiana passou a comercializar a gama italiana, onde nenhum modelo atual coincide com o que é oferecido hoje no Brasil (Tipo, Panda, 500, 500X, Doblo segunda geração e Fiorino, que é uma van comercializada em outros mercados como Fiat Qubo).

O Egea é equipado com duas opções de motor turbodiesel, da mesma família do Multijet que aparece no Jeep Renegade no Brasil, e outras duas opções movidas a gasolina, com potências entre 95 e 120 cavalos.

A Fiat é atualmente um braço do Grupo FCA que não tem presença mundial, como as irmãs Jeep e Ram. A Fiat é forte nos mercados brasileiro, argentino, italiano e turco. Em outros países, como Estados Unidos e Japão, comercializa o Fiat 500 como carro de nicho, sem participação expressiva nos rankings de vendas como são atualmente as montadoras Volkswagen e Toyota.

Veja o ranking dos veículos leves mais vendidos na Turquia de Janeiro a Outubro de 2020:

Ranking de vendas de veículos na Turquia (Jan a Out/2020)
Veículo
Vendas/ mês
Fiat Egea (Tipo)
60.167
Renault Clio
36.647
Renault Mégane
28.655
Toyota Corolla
23.711
Volkswagen Passat
19.036
Honda Civic
13.937
Dacia Duster
12.892
Hyundai Tucson
11.006
Peugeot 3008
10.102
10º
Ford Focus
8.658
Comercial de 2014 onde a Fiat promoveu a gama Fiat 500
- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES