sábado, 20 de julho de 2024

Fiat Punto deve voltar em 2023 com versão 100% elétrica

Hatch deve voltar ao mercado cinco anos depois de ser enterrado pela Fiat. Modelo, no entanto, deverá perder qualidade no acabamento.

Desde 2018 fora do mercado no mundo todo, o Fiat Punto deve voltar em 2023, segundo o portal alemão Autobild. O site, inclusive, fez uma projeção de como o modelo será visualmente (veja mais abaixo).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Será a quarta geração do hatch da Fiat, que foi simplesmente descontinuado mundo afora e aqui substituído pelo Argo. A mudança de rumos começou a nascer depois da morte do então presidente Sergio Marchionne. Mike Manley, seu substituto, sempre foi a favor da ideia da retomada. Em maio do ano passado a empresa confirmou o desenvolvimento do carro ao portal britânico AutoExpress.

O novo Fiat Punto recorrerá à plataforma CMP da Stellantis – já usada no Opel Corsa F e no Peugeot 208. Para o mercado europeu ele deverá usar os mesmos motores dos modelos irmãos, o 1.2 tricilindro turbo a gasolina e o 1.5 quatro cilindros turbodiesel, com potências que vão de 75 a 130 cavalos. A novidade é uma versão 100% elétrica, de 136 cavalos.

Apesar de faltar dois anos ainda para o lançamento, já está certo que o Punto descerá um pouco o nível do acabamento, pensando em redução de custos. Segundo o portal alemão, o Punto IV usará materiais ‘menos nobres’ em seu interior.

O modelo europeu será feito na fábrica de Tychy, na Polônia.

Projeção

O Fiat Punto deve voltar com cerca de 4 metros de comprimento e, como é de se esperar, um design tipicamente Fiat. A publicação alemã se baseou no recente facelift do Tipo, principalmente na grelha dianteira. O capô também foi projetado com dois proeminentes vincos. No mais, um misto de sobriedade e arrojo.

Vem para o Brasil?

Ainda é cedo para responder a esta pergunta, mas no atual momento parece improvável. A Fiat já havia reduzido seus planos de hatches compactos, ao trocar dois por um. Saíram de cena o próprio Punto e o Palio para a chegada do Argo. O Argo vende bem e deve se manter soberano no segmento pelos planos da Fiat.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além disto, como todas as montadoras, a Fiat está investindo mais em carros maiores, e deve em breve lançar uma SUV baseada na Toro. Para não enterrar de vez a chegada do Punto, talvez seja possível a importação da versão elétrica, mas que custaria tão caro a ponto de não animar ninguém.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES