sexta-feira, 12 de abril de 2024

Ford vende fábrica na Índia mas continuará produzindo no local. Saiba detalhes

Ford está saindo da Índia como fez no Brasil, mas manterá uma unidade fabricando motores no país.

Em um movimento semelhante ao que fez no Brasil, a Ford vendeu uma de suas fábricas na Índia para a montadora Tata Motors em uma operação de cerca de R$ 500 milhões. A fábrica produz principalmente motores e a Ford continuará operando em um dos galpões do complexo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O acordo foi anunciado pela Tata Motors, uma das maiores empresas da Índia, e envolverá todo o complexo da cidade de Sanand, que a Ford utilizava para produtos exportados.

A Tata informou que fabricará carros elétricos no complexo. A empresa possui uma unidade vizinha à esta da Ford e deverá juntar as operações das duas unidades para ampliar sua capacidade de produção. Ainda há outra fábrica da Ford em Chennai, que ainda não teve um destino anunciado.

Ford vai pagar aluguel

No acordo de venda, a Ford passará a locar uma parte da fábrica para continuar produzindo motores, mas em menor escala. Nesse ponto a empresa norte-americana teve um comportamento diferente do que fez no Brasil.

Em janeiro de 2021 a Ford fechou todas as suas fábricas no país e agora apenas importa veículos. Apesar de manter uma pequena unidade de produção de motores na Índia, a empresa venderá apenas carros importados também por lá.

A nova estratégia da Ford é focar em mercados mais lucrativos e que a empresa consiga vender produtos de maior valor. Nesse sentido a Ford decidiu parar de fabricar veículos mais populares que eram destinados a países emergentes, que é o caso de Brasil e Índia.

Na América Latina a Ford ainda mantém a fábrica na Argentina que produz a Ranger. Na Ásia a Ford ainda possui fábricas na China, Tailândia, Turquia e Rússia.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Indiana pode vir ao Brasil

A Tata Motors é uma das maiores companhias industriais da Índia. A empresa não vende os carros com a marca “Tata Motors” no Brasil, mas é a atual dona da Jaguar e da Land Rover, que têm fábrica no Rio de Janeiro.

A Tata Motors estuda a entrada em nosso mercado. Ela produziu anos atrás o “Tata Nano”, considerado o carro mais barato do mundo.

Tata Motors já produziu o carro mais barato do mundo e ao mesmo tempo é dona da Jaguar e da Land Rover (foto: divulgação/ Tata Motors)

Fábricas brasileiras vão virar prédios

No Brasil a unidade responsável por motores era a fábrica de Taubaté. Ela foi vendida para um grupo imobiliário, assim como a fábrica de São Bernardo do Campo.

As fábricas de Camaçari, na Bahia, e da Troller, no Ceará, seguem desativadas e sem novidades sobre o destino.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES

0
Gostamos muito de opiniões, que tal comentar?x