sábado, 11 de maio de 2024

Guerra dos botões: Europa quer botões físicos em carros por questões de segurança

Saudosismo? Conservadorismo? Afinal, os botões são tão importantes assim?

Se você nunca teve a experiência de procurar um botão para aumentar o volume do som e encontrar no lugar uma tela touch screen, não sabe o que é frustração. Para quem já passou por esse tipo de raiva, aí vai uma boa notícia: para que os carros alcancem nota máxima em segurança, vão precisar ter sempre botões físicos.

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Essa é uma decisão que ocorre na Europa, mas sabemos que sempre importamos de lá esse tipo de medida. Com certo atraso, é verdade. A estimativa é que a obrigação comece em dois anos no Velho Continente.

botões físicos em carros
Botões físicos em carros: também não exagera, Hummer

Os europeus perceberam a nítida vantagem do botão físico na atenção do motorista. Quantos de nós desviamos o olhar da estrada para não só tatear, como encontrar o lugar certo para tal? Os botões são sempre referência tátil, permitindo que outro sentido fique ileso, a visão, tão importante na condução de um carro.

O NCAP – Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos – vai incorporar os botões nas suas avaliações de segurança. Para que os fabricantes conquistem notas máximas, vão ter que ter um mínimo de informações físicas em funções-chave do veículo.



Voltando ao começo do texto, não está claro se a obrigatoriedade se estenderá, por exemplo, aos controladores de som do carro. A preocupação maior será com itens de segurança, como acionamento de luzes de emergência, limpadores de pára-brisa, chamados SOS e até a buzina.

botões físicos em carros
O outro extremo dos botões físicos em carros: a quase que completa ausência deles

Parando para pensar, os itens citados não costumam ser acionados por telas. Ninguém tateia um campo sensível ao toque para buzinar no trânsito, por exemplo. Mas talvez a medida antecipe uma tendência e evite o pior.

É que a troca de botões por telas foi uma maneira encontrada pelas montadoras para baratear seus carros. Em vez de fabricar peças, elas percenberam que basta criar softwares e ir atualizando a central multimídia, por exemplo.

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A Tesla era a mais adiantada neste processo de dar fim aos botões. Os piscas do carro já são relegados ao toque, causando inclusive revolta em muitos fãs da marca.

Pode ser que a Tesla nem se importe tanto com a medida, já que, por enquanto, não será obrigatória. Mas para que a marca chegue à classificação máxima de segurança, terá que voltar aos botões que um dia ela ousou criticar.

Já a Volkswagen, que vem sofrendo críticas de seus clientes por trocar botões físicos por áreas sensíveis ao toque nos volantes, decidiu dar um passo atrás e voltar ao que era nas versões GTI e RS do Golf MK8.

Publicada originalmente em

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