domingo, 21 de abril de 2024

Hamilton x Verstappen: quem leva o título da F1 2021?

A F1 volta de férias no próximo dia 29 de agosto, em Spa, para finalmente começar a responder: quem leva o título da F1 2021? Reunimos informações sobre os dois candidatos ao título. Lewis Hamilton e Max Verstappen têm alguns pontos em comum, mas muitos que os separam.

quem leva o título da F1 2021

Momento

Nas 11 corridas até aqui tivemos duas mudanças de direção. Lewis Hamilton começou dominante, vencendo 3 das 4 primeiras corridas da temporada. Nas 5 corridas seguintes, no entanto, foram 4 vitórias do holandês, que passou à frente no mundial de pilotos, com destaque para duas corridas dominantes na Áustria, casa da Red Bull.

Mas Hamilton reagiu e conseguiu vencer na Inglaterra e ficar em segundo na Hungria, retornando à liderança do campeonato e mantendo viva a chance do inédito octacampeonato.

- Publicidade -

Vencedor: Hamilton


Carro

A análise é parecida com o momento de cada um. A Mercedes começou melhor, a Red Bull deu o troco, mas a construtora alemã se mostrou viva. 2021 tem se mostrado um ano de menor dominância da Mercedes em relação aos anos anteriores, mas não dá para desconsiderar o poderio do time.

Já a Red Bull conseguiu diminuir a distância para a Mercedes ao desenvolver o carro ao longo do ano – um ano que se esperava menor desenvolvimento, já que o carro de 2022 será totalmente diferente – mas também contou com uma boa dose de estratégia para vencer corridas chave.

A Mercedes ainda tem ligeira vantagem, mas a Red Bull é favorita ao título de construtores, principalmente por causa do apagado Bottas e do ligado Pérez.

Vencedor: Mercedes


Cabeça

A F1 sempre foi e sempre vai ser uma guerra mental. Ser rápido e ter um bom carro não são suficientes para levar um piloto ao título. É preciso ter concentração, calma e empurrar o adversário para o erro.

Hamilton é um piloto que há muito tempo provou ter a cabeça em dia. É talvez o piloto mais consistente da história, quase nunca se deixando abalar por nenhuma situação externa. Não venceu 7 títulos à toa, e mantém a cabeça firme em 2021. Possui experiência de sobra, aos 36 anos.

Verstappen, ainda um jovem de 23 anos, não é exatamente um piloto forte mentalmente. Talvez isso seja sua maior qualidade, já que ele não pensa duas vezes em ser arrojado e destemido, conseguindo ultrapassagens impensadas pela maioria. Melhorou bastante mentalmente desde a estreia, e certamente está pronto para um título, resta saber quando.

Vencedor: Hamilton


Motivação

Hamilton já falou algumas vezes o sonho de ser o maior campeão da história, com 8 títulos da F1 (ou 9, 10, o céu é o limite). Mas também já se disse extremamente satisfeito com o que alcançou até aqui e já falou em entrevistas sua meta de aposentadoria. Está claramente em seu momento final da F1, tendo passado do auge da motivação.

Já Verstappen é um piloto cheio de vontade de conquistar seu inédito título. Nunca esteve tão perto como agora, em sua sétima temporada na F1 (o tempo passa rápido). Já falou inúmeras vezes sobre seus sonhos na F1 e vai fazer de tudo pra não deixar escapar.

Vencedor: Verstappen


Estratégia de corrida

A Mercedes é uma equipe sóbria, que sabe traçar as melhores estratégias antes da corrida, e que sabe recalcular rota em situações adversas. Não surpreende que domine tanto o circuito como vem fazendo nos últimos anos.

Mas a Red Bull, até por viver há algum tempo como segunda melhor equipe, aprendeu a aprimorar a estratégia ao extremo. Sabe explorar a capacidade de um pneu e é simplesmente a melhor equipe de pit stop de todos os tempos, tendo, inclusive o recorde de pit stop mais rápido da história. No que depender da estratégia, Verstappen e Pérez estão bem servidos.

Hamilton x Verstappen: quem leva o título da F1 2021?

Futurologia é um perigo, já sempre existe a chance do erro. Mas vamos cravar aqui – e quem sabe errar. Como já dissemos antes do início da temporada, quem leva o título da F1 2021 será Lewis Hamilton!

- Publlcidade -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

últimas da f1