sábado, 25 de maio de 2024

Histórico: Hamilton vence a 100ª corrida da carreira

Heptacampeão tomou a melhor decisão na hora da chuva e venceu o GP da Rússia, que parecia estar no colo da McLaren.
Hamilton vence a 100ª corrida da carreira (Imagem: reprodução TV Band)

Lewis Hamilton fez história neste domingo, ao vencer uma corrida de F1 pela centésima vez na carreira, o primeiro a atingir 3 dígitos neste quesito. Não foi fácil nem uma vitória provável. Ele ficou boa parte da corrida longe da liderança e só conseguiu assumir a ponta a três voltas do fim, com a chegada avassaladora da chuva.

A vitória era praticamente certa para Lando Norris, mas ele não trocou pneus e acabou saindo da pista com os pneus lisos. Foi um final dramático, doloroso para a McLaren, mas o fã da Fórmula 1 viu a história ser escrita neste domingo.

A vitória devolve a ponta do mundial de pilotos a Hamilton. Mas a diferença não ficou maior pois Max Verstappen chegou em segundo, depois de largar em último. O holandês foi, sem dúvida, o maior beneficiado pela chuva. Carlos Sainz fechou o pódio depois de liderar uma parte da corrida.

- Publicidade -

Largada do GP da Rússia foi animada

Carlos Sainz deu o bote e assumiu a ponta, deixando Lando Norris em segundo. Hamilton fez largada ruim e, depois de tomar uma fechada de Norris, caiu de quarto para sexto. Com Russel em terceiro, os fãs reviveram velhos tempos em que Ferrari, McLaren e Williams ocupavam as três primeiras posições de uma corrida.

Nas últimas posições, Bottas, Verstappen e Leclerc começavam a ganhar posições, principalmente o holandês. Faltando pouco para a primeira parada dos boxes, Norris recuperou a primeira posição, passando Sainz com autoridade. A partir dali os pilotos que largaram com pneus duros foram ganhando posições por ficarem mais tempo na pista.

Chuva deixa corrida dramática

A poucas voltas para o fim, a chuva veio para chacoalhar a corrida. Norris e Hamilton começaram a deslizar com a pista escorregadia e aí a prova virou pura estratégia. Todos se perguntavam. Parar para colocar pneus intermediários ou seguir com pneus slicks e se segurar na pista?

Com apenas três voltas faltando e uma grande vantagem para o terceiro colocado, Norris e Hamilton tomaram decisões distintas e decisivas. Enquanto o piloto da Mercedes parava para colocar pneus intermediários, Norris preferiu arriscar com o slick.

Mas a chuva apertou e ficou inguiável para Norris. O jovem da McLaren escapou da pista e saiu da briga, terminando apenas na amarga sétima colocação, quase um minuto e meio atrás de Hamilton.

A F1 volta em duas semanas, no GP da Turquia.

Hamilton vence a 100ª corrida da carreira: Verstappen veio logo atrás

Quais os maiores vencedores da F1?

PosPilotoVitórias
Lewis Hamilton100
Michael Schumacher91
Sebastian Vettel53
Alain Prost51
Ayrton Senna41
Fernando Alonso32
Nigel Mansell31
Jackie Stewart27
Jim Clark25
Niki Lauda25
- Publlcidade -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

últimas da f1