sexta-feira, 12 de abril de 2024

ID3: conheça o elétrico que a Volkswagen promoveu durante a Eurocopa

Modelo elétrico compacto da Volkswagen é sucesso na Europa, mas não tem expectativa de chegada ao Brasil.

A Final da Eurocopa entre Itália e Inglaterra (Itália campeã!) foi a oportunidade vista pela Volkswagen para promover seu elétrico ID3 para o mundo. O veículo é vendido há quase dois anos na Europa e já conta com um “irmão maior”, o ID4 que já falamos aqui no Turboway.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A ação da Volkswagen na Eurocopa envolveu o desfile da taça em um carro ID3 pelas cidades-sede do torneio. Especialmente para esse “passeio” a Volkswagen adaptou um dos veículos com vidro panorâmico no teto, para que todos pudessem observar a taça. Esse carro foi criado no departamento de veículos especiais da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha.

Volkswagen ID3 com a taca da Eurocopa 2021 (Foto: Volkswagen)

Além do veículo da taça, a Volkswagen cedeu centenas de carros, de vários modelos, para a organização do torneio para o transporte de funcionários, dirigentes e executivos da UEFA. Vinte e cinco porcento desta frota é de carros elétricos e híbridos, a maioria ID3 e ID4.

O ID3 já reinou absoluto como o elétrico mais vendido na Europa, mas desde o ano passado vem alternando nas vendas com o Tesla Model 3 e o Renault Zoe (disponível também no Brasil). A publicidade agressiva da Volks na final do principal campeonato de seleções tem justamente o objetivo de retomar a liderança conquistada.



Outro motivo da promoção massiva do ID3 é que a China autorizou há pouco tempo que a Volkswagen produza lá o modelo. A montadora alemã fará isso em parceria com a chinesa SAIC. É uma mudança de rumo para o pequeno elétrico, já que o plano inicial da Volks era que ele fosse um modelo restrito ao mercado europeu, enquanto o ID4 seria o produto a ser vendido por todo o planeta. O ID4 já é produzido na China.

Como é o ID3?

O ID3 é considerado um carro compacto, um city car elétrico. Além de ser todo projetado desde o início para ser elétrico, o ID3 tem recursos multimídia com possibilidade para se conectar com plataformas inteligentes. Assim, marcas já podem interagir com o carro para oferecer produtos ao motorista e prefeituras também podem utilizar a plataforma para “conversar com o veículo”. Significa que a administração pública pode, por exemplo, conhecer o caminho do veículo e se adiantar a congestionamentos ou por exemplo mudar o tempo de um semáforo por onde estão passando mais veículos do que o normal.

O carro mede 4,25 metros de comprimento, o que o torna muito parecido com o VW Golf. Porém ele é 7 centímetros mais alto do que o Golf, o que pode para alguns dar a dimensão de um SUV. O motor elétrico fica na traseira e a bateria fica na parte central, abaixo dos ocupantes e entre os dois eixos do veículo. O porta malas tem 385 litros e o motor elétrico de 150 Kw rende até 204cv!! Bom de saída, mas a velocidade máxima é limitada a 160 km/h.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A bateria do ID3 tem autonomia de até 425 quilômetros, mas há opção de escolher durante a compra uma bateria maior com autonomia de 550 quilômetros. Essa última bateria garantiria uma viagem entre a capital paulista e Londrina, no Paraná, sem parada para reabastecimento.

A Volkswagen tem investido pesado em sua linha específica de elétricos. Além da expansão para a China, a empresa está reformando uma fábrica no Tennessee, Estados Unidos, para também produzir o ID4 por lá. O modelo americano deve abastecer Canadá, Estados Unidos e México. Não há previsão para que ele chegue um dia aqui no Brasil.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostamos muito de opiniões, que tal comentar?x