terça-feira, 28 de maio de 2024

Líder de vendas nos EUA por 90 anos, GM é superada pela Toyota

Montadora perdeu hegemonia para a rival japonesa após problemas com a entrega de semicondutores.

A Toyota acaba de fazer história ao quebrar uma longa hegemonia nos Estados Unidos. Após 90 anos de liderança de vendas, a GM foi superada em 2021 pela montadora japonesa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Toyota vendeu exatos 2.332.262 veículos em solo americano, contra 2.218.228 da GM, uma diferença de 114.034 unidades. Os números somam todas as subsidiárias das duas montadoras. No caso da Toyota, entram na conta vendas da Lexus. Pela GM, se somam os emplacamentos de Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac.

Desde 1931 que a liderança de vendas de veículos em solo americano pertencia à General Motors. O mercado atravessou guerras, crise do petróleo, crises econômicas, 16 presidentes americanos, e se manteve firme até a crise dos semicondutores. A montadora americana sucumbiu à falta de chips eletrônicos, sentida em menor escala pela Toyota – mas também sentida.

Mas só a crise de fornecimento de peças não explica a vitória da rival japonesa, a primeira estrangeira a liderar o mercado americano em toda a história. A Toyota tem um portfólio interessante nos EUA, desde o modelo global mais vendido da história, o Corolla, ao queridinho pelos americanos Camry e o puxador da fila, o SUV RAV4, o Toyota mais vendido do ano no EUA.

A Ford, até então a última vencedora antes da GM, em 1930, foi a terceira colocada em 2021, com 1.905.955 vendas, puxadas, como sempre, por seu best-seller F-150 Series.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES