Depois de uma ligeira queda nas vendas globais desde que mudou de geração em 2020, o Hyundai Santa Fé passa por discussões internas sobre seu futuro. Agora se sabe que a Hyundai vai mexer novamente no carro porque um canal de tv local da Coreia do Sul mostrou um Santa Fé ainda em fase de desenvolvimento.
![](https://www.turboway.com.br/wp-content/uploads/2022/08/santafe_espia_1-900x552.jpg)
A mudança é questão de corrida contra o tempo para a Hyundai. O modelo atual é a quarta geração do Santa Fé (foto abaixo) e está disponível no hemisfério norte desde 2020. A renovação não agradou tanto e ele perdeu mercado.
![](https://www.turboway.com.br/wp-content/uploads/2022/08/santafe_2022-900x507.webp)
Na terra natal da Hyundai, a Coreia do Sul, o SUV perdeu o título de mais vendido em sua categoria para o Kia Sorento. Uma briga dentro de casa, já que a Kia é da Hyundai.
Voltando ao protótipo flagrado, ele atende internamente pelo nome de “projeto MX5”. As imagens dele foram exibidas pelo canal Jungyoung Teak. A grande surpresa no carro está no desenho com linhas mais retas e, pelo que se nota, com mais cara off-road (à la Defender) do que a proposta que vinha sendo vendida até agora.
![](https://www.turboway.com.br/wp-content/uploads/2022/08/santafe_espia_2-900x626.jpg)
Os faróis têm forma quadrada, os assentos tem um desenho especial voltado ao conforto e, segundo os meios coreanos, aparenta ter maior espaço interno para os ocupantes da parte de trás.
![](https://www.turboway.com.br/wp-content/uploads/2022/08/santafe_espia_4-900x626.jpg)
Embora coreano, o nome Santa Fé é uma homenagem à cidade estadunidense de Santa Fé. Seu batismo foi uma estratégia do início deste século da Hyundai para popularizar seus modelos nos Estados Unidos. E deu certo.
No Brasil o carro está fora de linha e não há uma posição oficial do Grupo Caoa sobre sua importação ou montagem em um futuro próximo.