sexta-feira, 17 de maio de 2024

Novo Jeep é elétrico, menor que os ‘irmãos’ e tem alma de Peugeot

Novo carro será apresentado em outubro e já recebeu o apelido carinhoso de 'Jeepster'.

A Jeep é mais uma empresa do grupo Stellantis que vai experimentar a tecnologia de uma empresa irmã. O novo SUV compacto da marca é um ‘mini Compass elétrico’, será apresentado em outubro e é montado sobre plataforma da Peugeot.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Tem cara de Jeep Compass, tamanho de Fiat Pulse, mas de fato debaixo da carroceria está a alma do Peugeot e208, a versão elétrica do 208.

Jeepster

As fotos divulgadas essa semana parecem ter saído de um dia de gravação do novo carro, que será apresentado em outubro no Salão do Automóvel de Paris. Elas são o primeiro registro do carro que ainda não tem nome, mas já foi batizado provisoriamente pela imprensa europeia como “Jeepster”. Também já foi chamado de “baby Jeep” por pessoas de dentro da própria Jeep.

O “Jeepster” agrega a tecnologia elétrica da Peugeot com o acabamento e design da Jeep. Como o carro utiliza a mesma plataforma do e208 (e-CMP), é possível deduzir que ele terá autonomia para cerca de 360 quilômetros por carga.



O carro já está confirmado na Europa em 2023 e vai mirar em um novo mercado, sem intenção de inicialmente substituir qualquer outro produto da marca. Ele será produzido na Polônia.

Vem pro Brasil?

O novo SUV também chegará aos Estados Unidos, mas não há uma previsão concreta para o Brasil. Aliás, a Jeep já disse anteriormente que a estratégia do grupo para o Brasil inclui o investimento em carros híbridos e a combustíveis verdes, como o etanol. Isso deixa o Jeepster mais distante de nós.

Por que usar plataforma da Peugeot?

A utilização de uma plataforma da Peugeot na construção de uma nova linha tem uma razão simples.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Quando o grupo onde estavam Fiat e Jeep decidiu procurar outro grupo para fusão, a busca era justamente por uma parceira que estivesse mais adiantada no projeto de eletrificação. A Peugeot era essa marca e de seu lado queria a fusão para aumentar sua presença mundial. Daí surgiu a Stellantis.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários