sábado, 25 de maio de 2024

Veja quais foram os carros mais vendidos no Brasil em abril

Strada e Mobi são os carros mais vendidos do mês de abril. Com menos Onix no mercado, modelo ficou na sétima posição.
Strada liderou vendas em abril (Foto: Fiat)

A parada de produção da Chevrolet no final de março mexeu com o ranking de emplacamentos de veículos da Fenabrave. Sem produto nas concessionárias em abril, o compacto fabricado no Rio Grande do Sul emplacou 6402 veículos e abriu espaço para os concorrentes. Veja o ranking abaixo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Fiat, que já estava vendendo bem a nova Strada, ampliou o volume de vendas da picape e conseguiu elevar também o Mobi ao topo das vendas. Hyundai HB20 e o veterano Gol também tiveram um bom mês de vendas, sendo os compactos mais vendidos do mês.

Em março a Chevrolet interrompeu a produção do Onix devido a falta de insumos na fábrica. A leitura do ranking é que essas vendas foram pulverizadas entre os outros modelos e isso deixou o ranking embolado. Observe que do segundo colocado para o décimo a diferença é de menos de 1500 veículos emplacados.

Ranking de vendas de veículos (Abril/2021)
Veículo
Vendas/ mês
Fiat Strada
12581
Fiat Mobi
6861
Hyundai HB20
6849
Fiat Toro
6682
Jeep Renegade
6634
Volkswagen Gol
6420
Chevrolet Onix
6402
Hyundai Creta
5544
Jeep Compass
5504
10º
Fiat Argo
5383

SUVs

Entre os SUVs, o mais emplacado foi o Jeep Renegade, com 6634 unidades, porém ele vem sendo seguido de perto pelo Hyundai Creta, que vendeu cerca de mil carros a menos e desbancou o Jeep Compass da segunda posição. O estreante Corolla Cross teve quase 2 mil unidades registradas em abril, mesmo com a produção ainda operando de forma limitada (as fábricas também fizeram uma pausa entre o final de março e o início de abril).

Ainda que muito distante dos SUVs mais vendidos, os Tiggos vem melhorando no ranking de vendas. O Tiggo 5X vendeu quase mil unidades e deixou para trás o Honda WR-V.

Sobe e desce

Nissan Kicks teve bom desempenho em abril (Foto: Nissan)

Voltando ao ranking geral, a maior escalada foi o do Nissan Kicks, que está com visual renovado, também teve pausa na produção e subiu seis posições e agora aparece na 15a posição, deixando para trás o Volkswagen Nivus e o Honda HR-V.

A maior queda no ranking foi do Uno. Perdeu 16 posições após vender muito bem em março, o que indica que aquele resultado foi de vendas pontuais, como locadoras renovando a frota.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Entre os carros que já foram aposentados e ainda estão sendo vendidos, o Ford Ka ainda aparece no Top50 vendendo suas últimas unidades. Foram 930 Ka vendidos em abril e isso assegurou que a Ford ainda se mantenha a frente da Chery nas vendas (ainda!).

O Up, que também parou de ser fabricado pela Volkswagen, vendeu menos de 100 unidades e não aparece mais no ranking. O mesmo aconteceu com o Ford Ecosport. Em maio será muito raro encontrar estes veículos para venda nas concessionárias.

Ranking de marcas

Entre as marcas, a Fiat continua na liderança e agora aumentando a vantagem para a Volks, segunda colocada. A Chevrolet aparece em queda, mas ainda reflexo da parada de produção de março.

Entre as marcas do Top10, só Toyota e Jeep tiveram crescimento no volume de emplacamentos (5% e 6%, respectivamente). A maior queda foi da Honda, 18%.

A Ford, que não fabrica mais carros no Brasil, ainda resiste na décima posição sustentada pelos quase mil Ford Ka ainda vendidos. Sem eles, a Ford já estaria na décima primeira posição e cederia a vaga para a Caoa Chery. É um movimento que deve acontecer em maio.

Veja também o ranking por marcas, com dados da Fenabrave:

Ranking venda por marcas (4/2021)
Marca
Vendas/ mês
Fiat
36405
Volkswagen
27647
Chevrolet
20890
Hyundai
14731
Toyota
13420
Jeep
12147
Renault
10792
Honda
5828
Nissan
5503
10º
Ford
3553

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

- PUBLICIDADE -spot_img