sexta-feira, 17 de maio de 2024

Preço dos carros usados vai cair? Vendas voltam a recuar

Queda de usados chega a 23% em 2022, em relação a 2021, mas preço ainda é atrelado a valor do zero quilômetro.

Os dados da Fenabrave são claros. A venda de carros usados está despencando. Foram 675 mil vendas em abril, contra 782 mil em março, queda de 13,6%. Na comparação com abril do ano passado a queda foi ainda pior, de 17,7%.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O número que preocupa ainda mais é o do acumulado do ano. De janeiro a abril de 2022 foram 2,6 milhões de vendas, contra 3,4 milhões em 2021. A queda de 23% é um sinal claro: o brasileiro não está comprando nem carro zero e nem usado.

Não precisa ser economista para saber que quando a oferta de um produto é maior do que a procura, isso resulta em queda de preços. Vai ser assim com os veículos? O preço dos carros usados vai cair?

Infelizmente não é possível ter certeza ainda. Duas coisas atrapalham a lógica de preços do parágrafo acima. Primeiro: o preço dos usados é atrelado ao dos novos. Se o veículo zero sobe de preço, o usado sobe junto. E mesmo sem vender muito, as montadoras seguem subindo de preços de seus modelos zero quilômetro. A falta de componentes tem atrapalhado a produção e, com menos oferta, os preços estão subindo. Sem contar o dólar, que segue alto.

O outro motivo também tem a ver com os carros novos. Com menos produção e menos vendas, o mercado de seminovos está mais enxuto. São poucas opções de veículos com até 2 anos de produção e especialmente esse segmento de usados vai seguir com preços mais altos.

Já os segmentos de usados com mais de 5 anos de fabricação pode ter um ritmo menor de altas, ou até de estagnação de preços por causa da maior oferta de modelos – até 2017 a produção de veículos vinha bem e o mercado está abastecido por estes modelos. O problema é que este pode ser justamente o segmento mais buscado pelos clientes e aí, com maior procura que oferta, os preços tendem a subir novamente.

Os clientes só vão comprar bem agora, enquanto as vendas estiverem baixas. Mas sem garantias. Vale a negociação na loja, vale oferecer uma entrada maior, vale insistir. Durante altos e baixos do mercado, as lojas de veículos sempre trabalham com margem de negociação.

Confira os veículos usados mais vendidos em abril de 2022

POSIÇÃOMODELOVENDAS
VW Gol50.770
Fiat Palio30.278
Fiat Uno29.233
Fiat Strada20.207
GM Celta18.262
GM Onix17.772
VW Fox15.553
Toyota Corolla15.193
Ford Ka14.843
10ºVW Saveiro13.968
- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES