domingo, 19 de maio de 2024

Quem é o bilionário que pagou anúncio para ridicularizar a Tesla em rede nacional nos EUA

Comercial contra o sistema inteligente da Tesla foi veiculado durante a final do campeonato de futebol americano, maior audiência do ano da TV americana

Nos Estados Unidos o Super Bowl é o maior e mais caro evento midiático da tv. Super Bowl é como é chamada a final do campeonato de futebol americano, esporte popular por lá. Pois na edição que terminou no último fim de semana alguém pagou um comercial para falar mal da Tesla.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os shows no intervalo da partida e os comerciais de tv costumam ser parte da atração e 30 segundos de espaço costuma valer uma fortuna. Apesar da edição deste ano ter anúncios da GM e da RAM, foi a Tesla que ocupou o topo dos comentários no Twitter com o comercial que diz que o piloto automático de seus carros não funciona.

O comercial exibido alega que o piloto automático não é o que a Tesla anuncia e questiona como as autoridades aprovaram o seu uso no trânsito. Assista abaixo:

Segundo a CNN americana, a veiculação do comercial custou cerca de R$ 3,5 milhões, embora outros sites chegaram a falar em cifras mais altas. O comercial foi pago pela organização The Dawn Project, liderada pelo bilionário Dan O’Dowd. E quem é ele?



Dan O’Dowd é um empresário do setor de tecnologia e tem participação em desenvolvimento de produtos militares de alto sigilo para o governo norte-americano, como o avião Boeing B1-B, um bombardeiro específico para missões nucleares.

Dan O’Dowd é empresário da área de tecnologia (foto: divulgação)

Ele é criador do The Dawn Project, uma organização que diz trabalhar para que os computadores sejam seguros para a humanidade. O piloto automático da Tesla, chamado de Full-Self Driving (FSD) não é totalmente autônomo como já foi sugerido, mas presta assistência ao motorista com a capacidade de entender o trânsito a sua volta.

Pelo comercial exibido, a Tesla ainda tem sérios problemas a resolver. A empresa não comentou o anúncio, mas vem tentando deixar claro que nada do que está sendo falado é verdade e que o seu FSD não substitui motoristas humanos e que se trata de um sistema de assistência. Embora a empresa admita que tem feito testes (internos) para aumentar a autonomia do sistema.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Tesla e o Twitter

No Twitter as postagens que mencionam o comercial foram rotuladas com informações de que se trata de informação falsa e que Dan O’Dowd na verdade faz isso porque a empresa dele não foi a escolhida para equipar as tecnologias dos carros da Tesla.

O Twitter, vale lembrar, desde o ano passado é controlado por Elon Musk, dono da Tesla. A imprensa norte-americana repercutiu que os selos usados para apontar que uma postagem pode ser enganosa são usados em notícias mentirosas que atentem contra direitos sociais e humanos. Foi a primeira vez que este recurso foi utilizado em um assunto automotivo e curiosamente da mesma empresa do dono do site.

Sistema questionado

O problema é que a Tesla se envolveu em alguns episódios nos Estados Unidos em que o ponto central é justamente o questionamento do sistema de inteligência dos carros. Muitas associações vem questionando a forma como a empresa vende a ideia que seus carros conseguem ser operados com a mínima interferência dos motoristas.

Esse ruído ganhou ainda mais força após o depoimento de um engenheiro da empresa em um processo sobre um acidente vazar à imprensa. Ele afirmou à justiça que um vídeo da Tesla produzido há alguns anos que buscava exaltar o piloto automático do carro era na verdade uma mentira. O sistema que esse vídeo fazia propaganda é o antecessor do FDS.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários