sexta-feira, 19 de julho de 2024

Recall da Volvo: 460 mil motoristas devem trocar airbags

Falha no dispositivo em vez de proteger durante um acidente pode matar os ocupantes.

Mais de 460 mil donos de modelos antigos da Volvo estão sendo chamados para retornar imediatamente às concessionárias para troca gratuita do sistema de airbag. O recall da Volvo é global e não foi informado ainda quantos modelos vendidos no Brasil são alvo da medida.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Devem comparecer donos de modelos S80, de 2001 a 2006, e do S60, de 2001 a 2009. Os modelos foram fabricados de maio de 2000 março de 2009.

Recall da Volvo: motoristas de carros antigos devem trocar airbags

A medida é tratada como urgente por causa de um defeito no airbag, que pode explodir enquanto infla, soltando fragmentos afiados que podem atingir e até matar os ocupantes do carro.

Segundo a Volvo, o problema é maior em carros mais antigos, pois, segundo ela, os componentes pioram quando submetidos a umidade e alta temperatura frequente.

A Volvo anunciou que entrará em contato com todos os proprietários incentivando a troca. Mais da metade dos veículos envolvidos na campanha circulam nos Estados Unidos.

Recall da Volvo: é mais um envolvendo airbags

Desde 2013 o mundo convive com problemas envolvendo airbags. A empresa japonesa Takata, maior fornecedora do mundo, já recolheu milhões de peças defeituosas, depois que pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas por estilhaços soltos durante uma colisão. Ela é responsável pelo maior recall da história, com cerca de 100 milhões de unidades.

Falhas em airbag já causaram mais de 30 mortes no mundo

Desta vez, a falha na Volvo envolve outra empresa, a também sueca AutoLiv. Mas de acordo com a fornecedora, nenhuma outra marca recebeu airbags dela.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No Brasil, pelo menos 14 montadoras já fizeram convocações para troca de airbags. A GM, inclusive, costuma dar incentivos em dinheiro para atrair motoristas até as concessionárias.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES