sexta-feira, 12 de abril de 2024

Seguro de carro tem novas regras. Saiba o que muda

Governo quer aumentar a oferta de seguros no país com a possibilidade de coberturas menos abrangente. Atualmente 5 em cada 6 carros que rodam no país não tem qualquer tipo de seguro.

A contratação de seguros para carro tem novas regras no Brasil a partir desta quarta-feira (1/9), que na prática flexibilizam a oferta do produto. As regras foram modificadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão federal que disciplina esse tipo de contrato.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A medida da Susep mira no aumento da oferta de seguros para carros no mercado. Atualmente cerca de 84% da frota brasileira não tem qualquer tipo de seguro. Abaixo elencamos as mudanças que já estão valendo:

Agora as seguradoras estão liberadas para comercializar seguros na modalidade onde o produto fica vinculado ao motorista e não mais ao carro. Por exemplo, isso permite que motoristas de aplicativo possam contratar seguros mesmo que troquem periodicamente os veículos, servindo como alternativa ao seguro das locadoras, por exemplo.

Outra mudança é sobre a contratação particionada do produto, por exemplo optando por escolher um seguro de furto sem precisar contratar a cobertura contra colisões ou incêndios. Também fica permitida a cobertura parcial do carro: cobrir, por exemplo, 30% do valor do carro e aí o seguro fará o reembolso de acordo com a porcentagem contratada.

Ponto que agrada as seguradoras, agora elas podem exigir que o reparo do veículo seja feito apenas em oficinas da rede referenciada da seguradora, desde que isso esteja previsto em contrato. As seguradoras também poderão cobrar franquia em casos de indenização integral ou por coberturas parcialmente previstas, como explosão por exemplo.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES

0
Gostamos muito de opiniões, que tal comentar?x