O apresentador Silvio Santos tinha uma relação próxima com a marca Volkswagen em seus jogos pela TV e também como empresário. Na década de 70 Silvio se tornou dono de uma concessionária VW. Apesar disso os carros de garagem de Silvio Santos após ele se tornar milionário eram veículos importados com os quais ele teve grande apego.
Kombis e Fuscas
A relação de Silvio Santos com a Volkswagen começou por causa do Baú da Felicidade, a principal empresa que alavancou o sucesso do apresentador. Segundo a Revista Veja, nos anos 70 o Silvio chegou a dar 50 Fuscas por mês em seus programas. Silvio não comprava os veículos diretamente da Volks, mas sim de uma concessionária.
Além disso, Silvio espalhava vendedores do Baú da Felicidade por São Paulo e cidades vizinhas. O veículo utilizado pelo Baú para transportar esses vendedores era a Kombi. Aliás a Kombi fez parte da primeira frota de veículos do SBT, que no início se chamou TVS.
Com um grande volume de carros entregues em premiações, Silvio resolveu eliminar o intermediário e comprou a concessionária. Assim Silvio se tornou dono da “Vila Maria Veículos”, chamada de Vimave. Assim, a concessionária era um pilar importante do grupo e chegou a expandir seus negócios em 2002 para um shopping multimarcas na Vila Maria.
Silvio Santos desenvolvia seus negócios a partir da zona norte de São Paulo. Lá era o SBT nos anos 90, lá era a concessionária Vimave e lá era a sede do Baú da Felicidade. No final dos anos 90 Silvio promove expansões e mudanças. A Vimave abre uma filial na região do Pacaembu, o SBT vai para Osasco e ao lado do Baú e Telesena o Silvio controla um banco, o Panamericano, que tem entre suas principais atividades o financiamento de veículos.
O Lincoln de Silvio
Apesar de ser dono de uma concessionária Volkswagen, Silvio não tinha veículos da marca para seu uso diário. Silvio teve Chevrolet Camaro (na década de 70), o clássico Lincoln Town Car de capota verde ano 93, um Chevrolet Omega australiano em 2002 e, por último, um Honda Accord 2014.
O carro mais icônico de Silvio foi o Lincoln Town Car, que era de uma edição limitada chamada “Signature Series Jack Nicklaus”. O veículo branco com o teto verde tem motor V8 4.6 de 210 cavalos foi importado por Silvio de Miami (EUA) e guiado por ele por cerca de 15 anos. Jack Nicklaus era um jogador de golfe e a Lincoln uma divisão da Ford que patrocinava os principais campeonatos desse esporte.
O Lincoln foi aposentado definitivamente em 2008, segundo o blog “Baú do Silvio“. Após Silvio ter trocado o veículo por um Chevrolet Omega, o Lincoln foi levado para o museu que fica dentro da sede do SBT, em Osasco.
O único VW com registro de uso direto por Silvio é um Passat 2000 que era de uso da família do comunicador. Essa informação foi destacada pelo leitor Wyllyam. De fato Silvio teve um Passat importado na garagem de sua casa e o utilizava esporadicamente. Imagens do veículo na sede do SBT e na frente do conhecido Salão do Jassa disponíveis na internet atestam esta informação.