terça-feira, 28 de maio de 2024

Skoda busca expansão pelo mundo e pode chegar ao Brasil

Skoda vem liderando projetos da Volkswagen para mercados emergentes e pode estar colaborando com uma nova versão do Gol

A linha da Volkswagen no Brasil deve ganhar uma nova versão do Gol no futuro. Esse e outros projetos da Volks pelo mundo vêm sendo conduzidos em parceria com a Skoda, uma marca da montadora alemã que tem olhos para mercados emergentes, como Índia, América Latina e sudeste asiático.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Skoda Fabia é um carro desenvolvido para mercados emergentes, como o Brasil (foto: Skoda)

A Skoda é uma marca originada na República Checa em 1925. Foi comprada pela marca alemã em 1990 e iniciou aí uma expansão internacional, primeiro pela Europa. Recentemente a marca assumiu a liderança dos projetos da VW com a plataforma MQB-A0, que é a usada nos carros mais recentes da Volks no Brasil, como o Nivus.

Novos mercados

Neste momento a Skoda atua em parceria com a Volks para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos para seus mercados. Porém há uma possibilidade da própria marca Skoda chegar ao país.

A agência Automotive Europe publicou recentemente uma notícia sobre a expansão da marca e resgatou uma entrevista de Thomas Schaefer, ex-CEO da empresa. “Vemos um enorme potencial de crescimento nos mercados emergentes”, disse. Segundo a Automotive Europe, Thomas estava se referindo ao Vietnam, onde a marca já está se instalando, e ao Brasil.

A próxima participação da Skoda no Brasil, ainda através da VW, deve ser uma nova versão do Gol, que será aposentado nos próximos meses e deverá voltar como um crossover, abaixo do Nivus. Bateria de frente com o Fiat Pulse em tamanho e faixa de preço.

O novo Gol seria um projeto baseado no Skoda Fabia, informação que não é confirmada pela Volks. O que é certo é que desde 2018 os engenheiros da Skoda atuam em projetos em parceria com a filial brasileira, porém a VW informou em 2020 que essa colaboração é apenas para veículos vendidos fora do país.

Skoda Kushaq
Skoda Kushaq é vendido na Índia e é uma versão mais simples do T-Cross que roda aqui (foto: Skoda)

Alguns projetos da Skoda em parceria com a Volkswagen rodam na Índia. O T-Cross, por exemplo, originou o Skoda Kushaq (foto acima). Na América Latina a Skoda já importa carros para Colômbia, Equador e Chile (veja os modelos abaixo).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
linha da Skoda no Chile
Modelos da Skoda vendidos no Chile (foto: reprodução/ site Skoda Chile)

Na Europa a Skoda compete com marcas que oferecem produtos com preços mais em conta, como fazem a Hyundai e a Dacia (do grupo Renault).

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -spot_img