domingo, 21 de abril de 2024

Tarcísio Meira era um consumidor fiel da Toyota

Ator que fez história em novelas brasileiras morreu aos 85 anos e tinha uma história de fidelidade com a montadora japonesa.

O ator Tarcísio Meira tinha uma história com os carros da Toyota. Do jipão Bandeirante ao SW4, passando pelo Camry, Tarcísio falou para a revista da Associação dos Distribuidores de Toyota na edição de dezembro de 2018 e revelou que teve 13 veículos da marca nos últimos 50 anos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Tarcísio morreu de complicações causadas pela Covid-19 nesta quinta-feira (12 de agosto) em São Paulo. O ator marcou gerações com suas interpretações em novelas, a maioria exibida pela TV Globo. O ator tinha uma ligação tão estreita com os carros da Toyota que em sua última compra, feita em outubro de 2018, recebeu as chaves de seus dois novos veículos das mãos do presidente da Toyota na América Latina, Steve St Angelo.

Toyota Camry com Tarcísio Meira
Tarcísio Meira e seu Toyota Camry, em 2018 (Foto: divulgação/ Abradit)

O primeiro carro de Tarcísio foi uma Bandeirante, comprada na década de 70 para ele rodar em uma fazenda que comprou no Pará. Nessa época Tarcísio era protagonista da novela “Cavalo de Aço”, da Rede Globo. O enredo da novela era sobre uma vingança pessoal, mas o nome fazia referência à moto pilotada por Tarcísio, que era uma Honda CB 750.

Tarcísio Meira e a atriz Beth Faria, em “Cavalo de Aço” (foto: divulgação)

A boa experiência com a robustez da Bandeirante levou Tarcísio a adquirir uma Hilux anos depois, mas já em uma fazenda no interior de São Paulo. Tarcísio relacionou a Hilux a episódios ocorridos na zona rural onde precisou passar por terrenos muito acidentados sem qualquer problema, como quando o veículo entrou em uma área de aclive em lama e isso não foi problema. Desde então Tarcísio vinha atualizando os carros da fazenda com modelos mais novos da Hilux.



A paixão específica por carros 4×4 tinha uma razão na vida de Tarcísio. Era em áreas de mata, principalmente na região amazônica, que ele costumava relaxar entre seus trabalhos. “Tenho paixão pela Amazônia. Quando estou lá, sigo sozinho por uma estrada que corta a mata, paro o carro, desço e fico ouvindo os pássaros. São momentos em que ouço até as formigas, todos os ruídos, sentindo-me parte da natureza”, contou Tarcísio à jornalista Carmem Barcellos (o texto original pode ser lido aqui).

Em outubro de 2018 Tarcísio comprou um Toyota Camry, veículo que ele acreditava despertar a atenção das pessoas na rua. “Observo que as pessoas olham e acham o carro bonito. Gosto de seu conforto e segurança para ir ao teatro, cinema ou visitar amigos, quando estou em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Não costumo parar em casa”, contou.

Ao ser questionado se costuma pesquisar preços e modelos antes de comprar, Tarcísio foi direto. Disse que era fã de Toyota e procurava diretamente os veículos da marca. “Tenho até dó de vender”, contou. E ele realmente não vendeu muitos dos carros que comprou. “Quando troco de modelo, passo os antigos para a família e para os funcionários. Costumo ter dois ou três para uso próprio, enquanto os demais ficam disponíveis para o trabalho nas fazendas e com familiares”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Santana e Porsche em novela

Na teledramaturgia Tarcísio apareceu na tela dirigindo carros como o Volkswagen Santana (na novela Roda de Fogo, de 86, e no Especial Tarcísio e Glória, de 88). As imagens abaixo foram retiradas do perfil @classicosnamidia, que traz fotos de veículos usados em gravações de séries e novelas. O Santana dirigido por Tarcísio em Roda de Fogo era um GLS, lançamento de 1986, em uma ação de merchandising da Volkswagen.

Tarcisio em um Santana GLS (Foto: Globoplay/ @classicosnamidia)

Também em Roda de Fogo, onde Tarcísio interpretou o protagonista Renato Villar, ele também utilizava um Porsche, para encontros amorosos com a personagem de Bruna Lombardi. Em 1990 Tarcísio Meira contracenou na abertura da novela Araponga com um Ford Landau.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários