sábado, 25 de maio de 2024

Toyota aposenta na Ásia a versão retrô do Bandeirante

O jipe com cara de antigo foi apresentado em 2006 e no Japão já não existia desde 2014. Mas em outro ponto do mundo ele seguiu em produção e terá versão limitada

O Toyota Bandeirante foi fabricado no Brasil por quase 50 anos e a montadora nunca apresentou uma evolução do carro por aqui. A Hilux chegou para substituí-lo no final dos anos 90 e assim foi feito.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O último parente mais próximo que lembrava – mesmo que levemente – o Bandeirante está entrando em processo de aposentadoria no Oriente Médio. É o carro amarelo da foto abaixo.

Land Cruiser FJ é a versão retrô do carro baseada no modelo do Bandeirante (foto: Toyota)

A Toyota trouxe o “Land Cruiser FJ” ao Brasil na década de 1960 e assim como a Volks fez com a Kombi, nunca atualizou o produto, mesmo ele tendo mais de 10 versões posteriores e variantes no exterior. O nome foi mudado para Bandeirante no Brasil para aproximar o carro ao mercado.

O Land Cruiser que seguiu sendo produzido e na versão atual é um jipe robusto muito vendido pelo planeta e que em nada lembra o velho Bandeirante. O carro chegou a se tornar um problema para a Toyota na mão de terroristas e contamos isso aqui. O atual Land Cruiser no mercado japonês é o da foto abaixo e tem uma fila de espera de até quatro anos para os interessados.



Nesta aposentadoria estamos falando do “FJ Cruiser”, uma versão do Land Cruiser com traços do original (que originou o Bandeirante) e que foi lançado em 2006 e foi produzido no Japão até 2014.

Só que a Toyota continuou produzindo o veículo no Oriente Médio e agora anunciou que vai encerrar a produção em dezembro de 2022.

O último FJ Cruiser

toyota land cruiser

A despedida será com 1000 exemplares chamados de Ultimate Edition. Todas serão em tom bege, com detalhes escurecidos, rodas de 17 polegadas, motor V6 de 4 litros que gera 280cv. As informações são da Abdul Latif Jameel Motors, que representa a Toyota no Oriente Médio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O carro será vendido só no Oriente Médio, mas no Japão causou surpresa quando a notícia foi publicada na imprensa local. “Ainda fabricam esse carro?”, foi a reação de muitos internautas.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários