sábado, 25 de maio de 2024

Trânsito bagunçado e fechadas: vídeo raro mostra San Francisco em 1906

Vídeo histórico gravado em abril de 1906 mostra claramente a desorganização no trânsito na chegada do carro a combustão.

Se você é daqueles que se irrita com a desorganização do trânsito, pense que já foi pior, muito pior. Há 116 anos, andar pelas ruas de San Francisco era um exercício de atenção e aventura.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Um vídeo raro, restaurado pelo canal do Youtube NASS, especializado neste tipo de publicação, mostra carros, recém chegados ao mundo, dividindo espaço com cavalos, pedestres, ciclistas e bondes, sem regras, em 14 de abril de 1906. Veja abaixo.

O vídeo mostra a total desorganização do trânsito, recém encorpado com a chegada dos automóveis. Em 1906, a Ford não tinha lançado seu icônico e revolucionário Ford T, responsável por chacoalhar o mercado, ao produzir e entregar veículos padronizados em massa pela primeira vez na história, a partir de 1908. Havia, porém, Fords A, B, C, F, K e S, movidos a pequenos motores a combustão.

Como não existia ainda um Detran ou coisa do tipo, as regras aparentemente eram feitas pelos motoristas. A única obrigação era respeitar os sentidos de trânsito. Mas nada de faixas. Carros, carruagens e pessoas faziam seus percursos em diferentes velocidades cortando e desviando de veículos menores, com direito a fechadas. Nem mesmo o trilho dos bondes de San Francisco eram respeitados.



Até existem policiais na via, mas eles parecem mais assistir o que está acontecendo, como que satisfeitos com ‘todas as regras sendo cumpridas’. O ambiente é de total normalidade.

A gravação foi feita, aparentemente, por uma câmera acoplada a um dos bondes. Ao final do vídeo, ele chega ao mercado da cidade, última parada, faz a volta por meio de um girador ferroviário, e se prepara para registrar um pouco mais da história de seu tempo. “É duro de acreditar que todos no filme já morreram. É como ter uma máquina do tempo, olhando o passado, para uma época bela”, comentou um dos usuários do Youtube.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários