terça-feira, 28 de maio de 2024

Ford repete o roteiro e vai encerrar atividades da Troller

Empresa norte-americana nega aos possíveis compradores o direito a continuar com a marca e seus produtos na fábrica do Ceará. Com isso, a Ford vai fechar a Troller após 31 anos de história.
Troller T4
Troller T4 em anúncio da marca

A marca Troller deixará de existir até o fim deste ano e isso não acontecerá por falta de opções, segundo o Governo do Ceará. Pelo menos três empresas nacionais demonstraram interesse em adquirir a fábrica na cidade de Horizonte onde atualmente é fabricado o jipe T4.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No entanto a Ford repete o roteiro que inviabilizou a venda das outras fábricas desativadas, de Camaçari (BA) e São Bernardo do Campo (SP). É que a empresa quer vender apenas o prédio e as ferramentas e se nega a vender a marca Troller e o desenho do modelo fabricado por ela.

Em comunicado enviado aos seus 470 funcionários, a Troller informou que encerra a produção do T4 em setembro e fecha a produção de peças de reposição em novembro, encerrando de vez a fábrica.

Segundo o jornal Diário do Nordeste, as empresas interessadas na compra da Troller são grupos nacionais e querem que a venda seja de todo o conjunto, o que inclui a marca Troller e o desenho dos veículos. A Ford não se pronunciou sobre o caso. O jipe fabricado pela empresa possui grande parte da tecnologia utilizada na fabricação da Ford Ranger.

Saída conturbada

Quando a Ford anunciou em janeiro que estava encerrando suas atividades como montadora no Brasil, anunciou que estava fechando também a Troller, mas que estava aberta à negócios envolvendo a marca e toda a sua estrutura.

A fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, chegou a ser negociada com o grupo Caoa, que deu indicações que pretendia continuar fabricando caminhões no local, o que manteria parte dos empregos. A Ford acabou negociando o terreno com uma construtora.

Em Camaçari (BA) alguns grupos se mostraram interessados na estrutura da empresa, entre eles o grupo chinês Great Wall. O prédio da fábrica, no entanto, continua parado e os funcionários foram demitidos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Troller é a única estrutura industrial ativa atualmente da Ford no Brasil e emprega 470 funcionários. Há pouco mais de um mês publicamos que a Ford segue encerrando suas empresas no país. A última foi o braço financeiro da empresa norte-americana. Em novembro a Ford vai fechar a Troller.

Troller é Ford há 14 anos

A Troller nasceu em 1990 por iniciativa de empresários nacionais e sempre fabricou jipes. A empresa ampliou a fábrica e agregou uma rede de concessionárias pelo país, o que transformou a empresa na primeira montadora nacional de sucesso.

Em 2007 ela foi vendida para a Ford, que concentrou a produção no modelo T4, que hoje é o único modelo da empresa à venda.

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -spot_img