sábado, 25 de maio de 2024

Adiado mais uma vez, SUV da Alfa Romeo passará por atualização antes de lançamento

Veículo foi apresentado como conceito há dois anos, mas projeto defasado gerou críticas internas. Montadora italiana só tem dois modelos em produção e o último lançamento foi em 2016.

Os fãs da Alfa Romeo se perguntam até hoje onde está o Tonale, que chegou a ser mostrado como carro conceito no Salão de Genebra, em 2019, e era esperado para este ano, mas até agora não tem data de lançamento. Seria o primeiro produto da montadora desenvolvido sobre plataforma da Jeep, que pertence ao mesmo grupo. Um site automotivo europeu trouxe informações que revelam o motivo do atraso: o veículo não agradou à cúpula da Stellantis, que pediu atualizações a altura do nome da marca.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Alfa Romeo Tonale (Foto: Autocar)

O relatório da Automotive News Europa foi revelado pelo site Autocar em abril. Ele sugere que o atraso no lançamento do carro é atribuído à fusão das empresas que gerou a Stellantis. O CEO da Stellantis, Jean-Phillipe Imparato, exigiu que o carro tenha melhor desempenho em sua versão híbrida. Jean-Phillipe é francês e era o presidente da Peugeot. Ele ficou conhecido por tirar a empresa francesa de uma situação de quase falência para um ambiente rentável.

Stelvio é o SUV da Alfa Romeo a venda atualmente (Foto: Alfa Romeo)

A Alfa Romeo era uma empresa sob comando da Fiat e agora também faz parte do grupo Stellantis, que juntou Fiat e Peugeot. O Tonale é desenvolvido sobre a plataforma do Compass híbrido e terá motor elétrico de 237 cv e autonomia cerca de 50 quilômetros. Quando necessário, ele é alimentado pelo motor 1.3 a gasolina. A Alfa não tem distribuição oficial no Brasil, então só é possível comprar veículos da marca através de importadoras.

O Compass híbrido é vendido na Europa como um modelo intermediário. O Tonale, apesar de compartilhar parte da estrutura, tem a missão de ser um veículo premium, já que a Alfa Romeo é um braço do grupo Stellantis de veículos de maior valor agregado. Sendo assim, o que se espera dele é realmente muito mais do que se espera de um Jeep Compass.

Tonale não sai antes de 2022

A Alfa Romeo se pronunciou para o Autocar, informando que o modelo está sendo atualizado antes de chegar ao mercado. “O Tonale será o primeiro marco do futuro da Alfa Romeo, e queremos estar no mercado com a oferta eletrificada mais atualizada, aproveitando a tecnologia e o know-how da Stellantis. Nossas equipes em Pomigliano (sede da empresa) estão trabalhando fortemente para atualizar a linha de produção”.

Segundo o Autocar, o carro não chega antes de 2022. Atualmente a Alfa Romeo comercializa o Giulia e o Stelvio, que também é um SUV, porém a gasolina. Outro modelo da Alfa, o “Giulietta”, inspirou o farol traseiro do Fiat Argo e foi aposentado no final do ano passado.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES