sexta-feira, 10 de maio de 2024

Chevrolet tenta ofuscar C3 Aircross com marketing pesado e ‘jeito de SUV’ na ‘nova’ Spin

Nova Spin manterá versão de sete lugares e terá mudanças visuais. Motor deve ser o mesmo da versão atual da minivan

Há um bom tempo que o mercado de minivans ou “peruas” não recebia boas notícias. Em 2024 os dois únicos concorrentes na categoria abaixo de R$ 150 mil terão novidades: O novo C3 Aircross, que já foi apresentado na versão de 5 lugares, e a nova Spin, que a Chevrolet confirma a chegada até março.

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A artilharia da Chevrolet com a nova Spin será pesada. Além de mudar o veículo para ficar mais com cara de um SUV – o estilo da moda, a montadora vai utilizar seu contrato milionário no programa Big Brother Brasil, da TV Globo, para fazer o lançamento do carro. Vale observar que a Spin é de fato uma minivan.

As mudanças na Spin são visuais, ainda que muito mais significantes que a última mudança que a marca fez no veículo em 2018. A foto divulgada pela Chevrolet mostra a nova frente e um capô posicionado um pouco mais alto, o que deixa o veículo com um jeito mais robusto. A Spin é quase 10 centímetros maior que seu concorrente C3 Aircross. A traseira ainda não teve foto oficial divulgada, mas também mudará. Deverá ter uma peça plástica entre os faróis, lembrado o que a Chevrolet já fez na nova Montana.

A Chevrolet já vem testando há tempos a nova Spin. No ano passado flagramos uma das mulas de teste em São José dos Campos, onde a empresa tem fábrica, embora a Spin seja produzida em São Caetano do Sul. No vídeo da época era possível ver um volume na traseira entre os faróis e uma projeção maior na parte de cima, onde há uma espécie de aerofólio.

A montadora diz que o veículo ficou mais alto, mas não informou quais mudanças específicas foram feitas. “Mexemos inclusive na parte estrutural do Novo Spin, mas mantendo as principais virtudes do crossover, como a versatilidade. O modelo continuará ofertado em versões de sete lugares e de cinco lugares, que se diferencia pelo maior porta-malas entre os veículos de passeio de produção nacional”, disse Paula Saiani, executiva de marketing da GM.

Por dentro ainda são poucos os detalhes divulgados, mas na imagem publicada pela Chevrolet é possível ver uma nova central multimídia Mylink, o painel totalmente digital e a partida por botão. Também é possível ver que a marca elevou o nível do acabamento do veículo. Mas é importante destacar que as duas fotos que ilustram este texto são da versão Premier, a mais cara.

E o motor da nova Spin?

A divulgação da Chevrolet sobre a Spin não tocou no assunto mais importante, o motor. Na artilharia do lado da Citroën estará o motor 1.0 turbo da Fiat, que já equipa o Pulse. Para concorrer, esperava-se que a Chevrolet adotasse os motores turbo que ela atualmente usa no Tracker.

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Até o momento a marca não se pronunciou sobre qual motor usará, o que leva a imprensa especializada a acreditar que o 1.8 aspirado de 111cv será mantido. É uma desvantagem grande para o concorrente C3 Aircross, que usa o motor 1.0 turbo do Fiat Pulse.

Se continuar usando o 1.8 na Spin, a Chevrolet precisará mexer neste motor em algum momento e isso não é uma opinião, é fato. É que no próximo ano entram em vigor novas regras de emissão de poluentes. Aqui um ponto: a Spin é o único produto da Chevrolet que usa atualmente este motor. A marca gastará tempo e dinheiro adaptando este motor para atender apenas um modelo?

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