sábado, 18 de maio de 2024

Delorean diz na justiça que tomou calote de estúdio do filme “De volta para o futuro”

Empresa que tem os direitos sobre o carro afirma que não recebeu valores que o estúdio de cinema deveria pagar na participação por produtos vendidos com a marca "De volta para o futuro"

Já contamos e recontamos aqui no Turboway a história do Delorean e como ele virou um elemento da cultura pop após o lançamento do filme “De volta para o futuro”. O sucesso do carro no filme virou agora uma batalha judicial.

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A atual detentora dos direitos do Delorean, chamada Delorean Motor Company (DMC), está cobrando na justiça a sua parte sobre produtos relacionados ao filme vendidos nos últimos 37 anos. É o que revela o jornal Los Angeles Times.

John Delorean
John Delorean, o criador do modelo, em foto dos anos 80 (foto: reprodução)

Delorean é o nome popular pelo qual é conhecido o modelo DMC12 após ser utilizado como “máquina do tempo” nos filmes da série “De volta para o futuro” em 1985, 1989 e 1990.

Aqui no Turboway nós gostamos e falamos muito do Delorean. Você pode ler aqui tudo o que já publicamos sobre ele.



Como o Delorean foi parar no filme

Se você não está familiarizado com o tema, o resumo é esse: o Delorean foi lançado em 1981 por John Delorean, que era um projetista de carros da General Motors e resolveu criar seu próprio modelo. Só que Delorean ofereceu um carro estiloso e esportivo e acabou entregando um produto problemático tanto na mecânica quanto no acabamento. A empresa de Delorean não foi pra frente e o carro desapareceu em 1983.

O carro ficaria conhecido como um dos maiores fiascos do mundo automotivo, mas em 1985 o filme “De volta para o futuro” mudou para sempre essa constatação. Os produtores do filme achavam o carro futurista e colocaram ele como a máquina do tempo da história.

Acontece que o filme fez um enorme sucesso e em 1989 o fabricante do Delorean foi procurado pelos estúdios Universal (hoje NBCUniversal) que estava produzindo o terceiro filme da franquia. Ficou acertado que pelos produtos do filme inspirados no carro a empresa receberia 5% do merchandising. Um bom negócio para uma empresa falida.

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Empresa comprou os direitos da Delorean

Mesmo após o filme o carro nunca voltou ao mercado e a Delorean seguiu em dívidas. O que restou dela foi vendido em 1997 para uma outra empresa chamada DMC que adquiriu não apenas a marca mas também tudo o que sobrou de peças e carros em estoque. É essa empresa que afirma que embora ela tenha adquirido os direitos, a NBCUniversal quebrou o contrato e não depositou o dinheiro devido.

Houve calote? A empresa buscou a justiça da Califórnia para dizer que sim e que agora quer o pagamento de todos esses anos.

Diz trecho do processo revelado pelo jornal: “A DMC solicitou que a NBCUniversal fornecesse contabilidade precisa do dinheiro devido à DMC, mas a NBCUniversal atrasou, desviou e recusou esses pedidos. A NBCUniversal também se recusou a divulgar a extensão do uso da licença concedida a ela”.

Há ainda um detalhe apresentado pelo jornal Los Angeles Times sobre o assunto. É que a DMC já venceu uma batalha jurídica contra o espólio do criador John Delorean (morto em 2005) sobre quem teria direito a estes 5%. Ou seja, a justiça norte-americana já entendeu que quem deve receber o dinheiro é a DMC e não os herdeiros do criador do carro.

Um detalhe que pode fazer toda a diferença nesta história é: foi um calote ou a NBCUniversal teria pago esse valor por anos à pessoa errada? A NBCUniversal se manifestou apenas para falar que as acusações não procedem. O caso segue na justiça.

Publicada originalmente em

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