domingo, 21 de abril de 2024

Dodge Hornet é mistura de carros da Stellantis e subiu a régua da Dodge. Veja fotos!

Com um veículo da Alfa Romeo a marca norte-americana quer ocupar mais espaços no mercado e vai de um modelo híbrido.

A Dodge apresentou essa semana o que considera um ponto de virada da sua história. O Dodge Hornet é um veículo híbrido que, mas não é um projeto original: trata-se de um rebadge do SUV compacto Alfa Romeo Tonale, e aqui explicamos o que é um rebadge.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A primeira impressão é que a Stellantis está preparando a Dodge para brigar por mais fatias do mercado americano e para isso resolveu subir o nível no acabamento.

Dodge Hornet híbrido (foto: Dodge/ divulgação)

Leia também:
Dodge anuncia fim de seus modelos atuais
Por que as marcas fazem rebadge?

E como é o Dodge Hornet?

É um veículo híbrido, combina motor elétrico com um motor convencional que neste caso é o 1.3 turbo usado pelo Jeep Compass aqui no Brasil. Esse conjunto apareceu primeiro no Compass 4XE, a versão híbrida fabricada na Itália e que já é vendida no Brasil.



Com essa base híbrida do Compass a Stellantis apresentou em março deste ano o Alfa Romeo Tonale, um SUV que a marca prometia desde 2019 e passou por diversos ajustes antes de ir para a linha de produção. A Stellantis considerava que o projeto original ficava devendo à marca Alfa Romeo.

Abaixo está a foto do Alfa Romeo Tonale:

Alfa Romeo Tonale, lançado em março de 2022 (foto: Alfa Romeo/ divulgação)

Fizeram um Dodge mais luxuoso

O Tonale se baseia na mecânica Jeep e agregou conforto e requinte típicos da marca Alfa Romeo. A partir daí o carro sofreu alguns ajustes visuais e no interior para se transformar em um Dodge. O Hornet é puro suco de Stellantis!

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Dodge Hornet híbrido (foto: Dodge/ divulgação)

Resta saber se os fãs das marcas vão aprovar. Talvez o pessoal que goste de Alfa Romeo não, afinal a proposta da marca é ser muito mais refinada do que a “irmã” Dodge, que sempre apelou à performance. Porém isso já foi feito lá em 2014, quando o Alfa Romeo Giulietta foi base para o relançamento do Dodge Dart.

Dodge Hornet híbrido (foto: Dodge/ divulgação)

Quem parece ter ganho com isso é a Dodge, porque ao menos no acabamento o carro aparenta subir muito a régua em comparação aos outros modelos da marca.

Dodge Hornet híbrido (foto: Dodge/ divulgação)

Motor rápido, mas sem barulhão

O modelo híbrido chega a 289 cv e 52,9 kgfm de torque. Combinada com a transmissão automática de seis velocidades permite que o Hornet chegue à 100 km/h em 6,1 segundos.

O alcance do carro apenas com o motor elétrico é de 48 quilômetros. O carro funciona no modo elétrico ou no modo combinado, o que aumenta a potência e recarrega o motor elétrico. O valor de lançamento é US$ 40 mil.

Dodge Hornet
Dodge Hornet híbrido (foto: Dodge/ divulgação)

Há ainda uma versão de entrada, a GT, que leva motor 2.0 turbo de 269cv de potência. Vai de zero a 100 km/h em 6,5 segundos. Essa versão estará disponível até o momento que a Dodge partir definitivamente para a eletrificação.

A central multimídia tem 10 polegadas. O interior tem semelhanças com o Jeep Compass (veja abaixo).

Dodge Hornet híbrido (foto: Dodge/ divulgação)

Nova Dodge?

E por que a Dodge está tirando de linha seus muscle cars para substituir por um crossover baseado em outra marca? Segundo especialistas consultados, a Dodge quer passar a imagem de um restart em sua linha para ser uma marca com alguma fatia competitiva em seu mercado prioritário, os Estados Unidos.

Dodge Hornet híbrido (foto: Dodge/ divulgação)

Quer aliar a sua fama de construir carros potentes com o estilo de veículo que está na moda. Com isso, promete que o Hornet é o crossover mais veloz em sua faixa de preço.

A marca segue sem ter presença no Brasil. Não há previsão divulgada da Stellantis para trazê-la novamente ao país. Com isso e pelo menos por enquanto, o Hornet só chegará por aqui por meio de empresas importadoras.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários