sexta-feira, 17 de maio de 2024

Etios supera o Onix em vendas na Argentina

Fiat Cronos alcança a liderança e três picapes médias retomam boa colocação no ranking mensal de vendas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Toyota Etios, que no Brasil é apenas o 46º no ranking mensal de vendas conseguiu um ponto de destaque no mercado argentino em setembro. É o sexto veículo mais vendido e ficou a frente do antigo líder Onix, que no Brasil foi o segundo mais vendido em setembro.

O ranking publicado por Turboway considera os números absolutos de vendas de veículos leves e utilitários.

Dos 10 carros mais vendidos na Argentina, cinco são fabricados no Brasil: Gol, Ka, Etios, Onix e T-Cross. Apesar disso, o mercado argentino tem algumas peculiaridades, como a preferência por caminhonetes médias. A Toyota Hilux, por exemplo, permanece há meses no topo de vendas. Amarok e Ranger vêm na sequência.

Toyota Etios é produzido na fábrica de Sorocaba/SP (Divulgação/Toyota)

As picapes são queridas pelos argentinos, principalmente no interior onde há forte produção rural. Em comparação com as vendas no Brasil, onde se compra muito mais carros que na Argentina, a participação das picapes naquele mercado guarda semelhança com o ranking de áreas brasileiras onde o agronegócio domina, como nos estados da região Centro-Oeste.

Nos outros países latinos também há o fator da geografia, como nas áreas montanhosas muito mais acidentadas que as brasileiras, o que exige veículos mais robustos.

Made in Sorocaba

Já o Etios, produzido em Sorocaba, foi muito melhor aceito na Argentina do que no Brasil, principalmente entre frotistas e taxistas. O veículo custa cerca de R$ 70 mil nas concessionárias. Embora tenha ultrapassado o Onix em setembro, o veículo da Chevrolet muitas vezes lidera o ranking argentino. Dessa vez quem se deu bem foi o Fiat Cronos, por razões que já explicamos aqui no Turboway.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Fiat iniciou em agosto uma campanha agressiva de vendas para o sedã, que inclui um prazo de 72 meses pra pagar e um marketing de incentivo ao consumo do produto argentino. O Cronos é o único Fiat produzido hoje na Argentina.

Confira o ranking argentino abaixo e não deixe de ver também o ranking brasileiro no Turbomercado.

Ranking de vendas de veículos na Argentina (Setembro/2020)
Veículo
Vendas/ mês
Fiat Cronos
2356
Toyota Hilux
1966
Volkswagen Gol
1598
Volkswagen Amarok
1423
Ford Ka
1189
Toyota Etios
1181
Chevrolet Onix
1168
Ford Ranger
1142
Peugeot 208
994
10º
Volkswagen T-Cross
894
- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES