sábado, 11 de maio de 2024

Existem carros da Samsung no Brasil? Marca de celular já fabricou carros e caminhões

Apenas um modelo Samsung está registrado para rodar pelas ruas brasileiras. Conheça a trajetória curta da montadora que fabricava de celulares até caminhões

A Samsung já atuou como fabricante de carros na Coreia do Sul e pouca gente sabe disso. Seguindo conglomerados asiáticos que atuam em várias áreas, como Mitsubishi e Hyundai, a Samsung criou sua divisão de carros em 1994.

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A atuação da sul-coreana começou com um modelo chamado SM5, um sedã médio. Depois veio outro sedã, o SM3. O problema é que nenhum dos modelos era autoral. A Samsung licenciava modelos da Nissan para caminhar com seu sonho automotivo.

Samsung SM5, sedã fabricado na década de 90 e 2000 sob licença da Nissan (foto: reproduçao/favcars)

O sonho do “carro próprio” durou apenas 6 anos. Em 2000 a Renault comprou a divisão de carros da Samsung e manteve o nome, em um acordo comercial com a marca. Assim a Renault vendia seus carros trocando o nome e usando o nome da marca de TV. A segunda geração do SM3, por exemplo, era o Renault Fluence para nós. A marca Samsung foi descontinuada em 2022.

E a pergunta do título: algum destes carros da Samsung chegou por aqui?

Segundo uma consulta feita por Turboway ao Denatran, que mapeia a frota nacional, não existem veículos Samsung rodando pelo Brasil atualmente. Porém…



A Samsung também fabricou caminhões pequenos em 1996, em uma divisão chamada “Samsung Veículos Comerciais”. O modelo chamado SV-110 era também um projeto da Nissan chamado “Atlas”. Essa divisão da Samsung foi encerrada quando a marca foi vendida para a Renault, em 2000.

SV-110 no Chile, em foto de 2012 reproduzida sob licença Creative Commons

Existe uma única unidade do SV-110 no Brasil, ano 1999, um dos últimos a sair da fábrica sul-coreana. Não se sabe qual o estado do veículo, mas o SV-110 brasileiro está registrado na cidade de Chuí, no Rio Grande do Sul. A explicação para sua presença em solo brasileiro não deve ser difícil. É que centenas de unidades do modelo foram importadas para o Chile e Uruguai nos anos 90. Pela região em que o veículo está registrado, é possível imaginar que alguém naquela época resolveu importar o veículo do país vizinho.

Publicada originalmente em

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