domingo, 21 de abril de 2024

F1 detalha funcionamento da corrida classificatória de sábado

Pilotos vão ter que economizar pneus durante sprint de sábado e treinos livres terão que ser melhor aproveitados

Novidade que estreia neste fim de semana, no GP da Inglaterra, a corrida classificatória de sábado promete mexer com os fãs e trazer mais audiência para a Fórmula 1. Depois de confirmar que a mini corrida irá contar para a estatística geral dos poles, a F1 deu detalhes de como o evento irá funcionar.

Primeiramente, na sexta-feira, todos os 20 pilotos vão para a pista fazer uma classificação para a corrida de sábado. Será em um formato muito parecido com o treino atual – com direito a Q1, Q2 e Q3. O resultado desta classificação definirá onde cada piloto largará no sábado.

Às 12h30 de sábado (horário de Brasília), com transmissão da Band, todos os pilotos formam o grid e largam para uma corrida de 17 voltas (100km) ou 30 minutos. O mini GP terá 1/3 da duração da corrida original e não terá estratégia de pit-stops, embora estes não sejam proibidos.

- Publicidade -

Todos os pilotos terão liberdade de escolher pneus, independentemente do composto usado no Q2 de sexta. O mais provável, é claro, é que todos usem os pneus mais macios do fim de semana para partirem para o sprint. Eles terão, no entanto, que economizar um pouco os pneus, pois os macios tem duração prevista de 15 voltas, segundo a Pirelli. Este pode ser um bom ponto para atrair os fãs.

Ao fim das 17 voltas haverá a bandeirada e os três primeiros colocados irão pontuar (3, 2 e 1 pontos). Não haverá, no entanto, pódio. A classificação final desta prova servirá para o grid de largada de domingo – este o tradicional, com estratégia de pits, 52 voltas, pódio e champagne.

Portanto, ao final do fim de semana um piloto poderá fazer até 29 pontos (25 da vitória, 3 da vitória no sábado e 1 da melhor volta). Isso deve animar Lewis Hamilton, que está 32 pontos atrás de Max Verstappen no mundial de pilotos.

Esquema de fim de semana

corrida classificatória de sábado

Os treinos livres estão mantidos, mas ficaram ensanduichados. Por causa da corrida classificatória de sábado, é provável que os pilotos usem pneus duros nos treinos livres, para economizar macios.

A classificação na sexta vai ocorrer em horário tardio (18h locais). Veja como vai funcionar o fim de semana. Os horários são de Brasília.

Sexta

  • 10h30 – Primeiro treino livre (60 minutos)
  • 14h00 – Classificação para a corrida do sábado (60 minutos, dividido em Q1, Q2 e Q3)

Sábado

  • 08h00 – Segundo treino livre (60 minutos)
  • 12h30 – Corrida classificatória de 100 km – 17 voltas

Domingo

  • 11h00 – Corrida completa, com 305 km – 52 voltas
- Publlcidade -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

últimas da f1