quinta-feira, 13 de junho de 2024

Fábrica da Fiat na Itália tinha pista de testes para carros no teto

Pista de testes operou por quase 60 anos no edifício mais icônico da cidade de Turim, na Itália

Uma fábrica icônica da Fiat é a pioneira, instalada na cidade italiana de Turim, onde os carros faziam testes no último piso, sobre o teto da indústria. A unidade serve hoje para Fiat como um edifício símbolo, onde inclusive a marca programa seus eventos de 125 anos. O grande destaque de arquitetura do edifício é a pista de testes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O edifício Lingotto ainda está de pé e hoje é um complexo com shopping center, sala de convenções e hotel na cidade de Turim. O prédio tem cinco andares e 500 metros de comprimento. O desenho é do engenheiro e arquiteto italiano Giacomo Mattè Trucco. A construção começou em 1916 e foi terminada em 1923.

A pista ocupa 1 quilômetro de comprimento (considerando a volta completa) e 20 metros de largura. As curvas nas pontas são inclinadas. Só que desde 2022 a pista foi modificada para receber jardinagem na parte central, perdendo parte de sua característica.

Foto: reprodução/ gardensillustrated.com

Esta pista ocupava um espaço de 494 metros de comprimento por 85 de largura e era composta por duas curvas parabólicas bastante inclinadas. Estas curvas foram construídas com uma complexa série de estruturas de concreto, uma técnica que não havia sido utilizada anteriormente, muito menos em uma pista no sexto andar de um prédio

Foto: Reprodução/ TogGear

O conceito da Fiat na então nova fábrica de 1923 era bem interessante: no primeiro andar era iniciada a montagem do carro, que posteriormente ia subindo até chegar no quinto andar, o que foi descrito como uma linha de montagem ascendente. De lá, os produtos acabados saíam para o teste na pista. Duas rampas na ponta faziam o acesso para o pátio de estoque. A fábrica ficou operante até 1982, quando a Fiat já estava operando há 3 anos sua unidade maior, no bairro de Mirafiori, na mesma cidade.

Interior de um dos trechos do edifício Lingotto (foto: Google Guide)

Do edifício Lingotto saíram mais de 80 modelos da Fiat em quase 60 anos, o Fiat Topolino foi um deles. A pista de Lingotto aparece no filme “The Italian Job”, de 1969, com Michael Caine. Abaixo um trecho do filme onde aparece a pista da fábrica. E um pouco mais abaixo um trailer do filme.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES