quinta-feira, 18 de julho de 2024

Fiat Strada amplia a “carreira internacional” apostando em cabine dupla e design

Strada fabricada em Minas Gerais já é oferecida em países como Nigéria, Camarões e Madagascar. Modelo anterior já teve passagem pela Europa

A Fiat anunciou que colocou a picape Strada na linha de sua subsidiária no oeste da África. Após anos um modelo brasileiro da marca voltará a ser vendido em um mercado fora da América Latina. As versões oferecidas serão as mais básicas, voltadas para o trabalho, que têm motor aspirado e câmbio manual.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A oferta do modelo já pode ser vista no site da Fiat WA (West Africa, ou oeste da África). A propaganda coloca a picape como “dois em um”, destacando não apenas a cabine dupla em uma picape pequena, mas o fato do veículo ter atributos de carro de passeio e picape ao mesmo tempo.

Site da Fiat africana mostra o modelo de cabine dupla em sua versão mais básica (foto: reprodução)

A versão que chega neste momento em países africanos é a Endurance de cabine dupla. É o caso de Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Cabo Verde, Guiné-Conacri, Madagascar, Ruanda e Gana. Também deve ser oferecida a versão cabine simples. A Strada nestas versões tem o motor 1.3 aspirado e câmbio manual, o mesmo conjunto oferecido em Argo e Cronos.

Strada no mundo

A Strada é atualmente o veículo mais vendido no Brasil e já atravessou o oceano outras vezes. Aqui no Turboway contei que o modelo chegou na Europa em 1999 e também em 2012. Sempre o modelo produzido em Betim (MG), única unidade que produz a picape. Até um modelo perdido em uma série alemã o Turboway destacou.

Na América Latina o modelo é vendido no México e países do Caribe com a marca RAM, que é do mesmo grupo Stellantis. É a RAM 700. O veículo, porém, é o mesmo fabricado em Betim, Minas Gerais, e apenas troca de símbolo e nome.

Voltando à África, com a chegada da Strada a Fiat por lá terá uma linha diversamente curiosa. A Strada vai dividir a vitrine africana com a picape Fullback, que é a L200 produzida pela Mitsubishi em um acordo com a Fiat, o Fiat 500X e o Tipo, vendidos na Itália, e a segunda versão do Dobló, que é vendida atualmente na Turquia (no Brasil não tivemos essa versão). Tem também a Fiorino, mas não a que conhecemos há décadas aqui. É a Fiorino que também é oferecida na Turquia.

Itália vs Brasil

Já mencionei aqui que a marca foi ao longo dos anos sendo dividida entre Fiat Itália e Fiat Brasil. Enquanto na Itália a marca desenvolveu uma linha mais ligada à suas raízes, com o Fiat 500 e o atual Fiat Tipo, no Brasil a empresa foi desenvolvendo modelos com características locais e totalmente diferentes do que a marca oferece na Europa. É o caso da própria Fiat Strada.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As Fiats Brasil e Itália têm apenas um modelo em comum atualmente: o Fiat 500 elétrico. Isso deve mudar em breve, pois a Stellantis já manifestou interesse em unificar o portfólio da marca e deveremos ver novidades sobre isso em 2025.

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -spot_img