segunda-feira, 20 de maio de 2024

Fiat vai adicionar veículos híbridos na linha no ano que vem

Grupo dono da Fiat e Jeep apresentou plataformas para carros híbridos que já estarão equipando veículos das marcas até 2025 no Brasil

A Stellantis anunciou nesta terça-feira (1º) que iniciará a ofertar no Brasil carros já no ano que vem com tecnologia híbrida, que é a combinação de motor convencional com motor elétrico. É uma resposta da líder de vendas do país aos carros chineses que começaram a invadir o mercado brasileiro com opções híbridas e elétricas. A Stellantis no Brasil é dona das marcas Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën.

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A foto que ilustra esse texto foi divulgada pela própria marca e mostra as novas arquiteturas híbridas já adaptadas à plataforma Small-Wide. Atualmente esta plataforma é utilizada pela Fiat Toro, Jeep Renegade e outros.

A tecnologia da plataforma híbrida da Stellantis é compatível com as fábricas do grupo em Betim (Fiat), Goiana (Jeep) e Porto Real (Peugeot/ Citroën). Com isso teremos por aqui a possibilidade veículos destas quatro marcas utilizando motorização híbrida, combinando elétricos com os já conhecidos motores 1.0 e 1.3 turbo da Fiat/ Jeep.

Híbridos leves

Uma das plataformas é para carros híbridos leves. Os híbridos leves são os carros com motor convencional combinado com motor elétrico de menor porte. Nesse caso o motor elétrico serve como um substituto do alternador. Ou seja, o motor elétrico não move propriamente o veículo.



O alternador é uma peça que transforma a energia mecânica do motor em energia elétrica. Nos nossos carros convencionais isso serve para alimentar os sistemas elétricos do carro e recarregar a bateria.

Com um motor elétrico no lugar do alternador o motor convencional fica menos sobrecarregado e reduz o consumo. Atualmente alguns veículos da Caoa Chery e o Kia Stonic utilizam esse sistema.

Na Stellantis o uso deste motor será em novas versões do Fiat Pulse e do Fastback, para a linha 2025. O Jeep Avenger será outro futuro “cliente” desta plataforma.

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Híbrido pleno

No híbrido pleno são dois motores elétricos atuando com o motor à combustão. Um dos motores elétricos faz o mesmo papel do híbrido leve. Já o segundo motor elétrico atua diretamente com o motor à combustão para mover o veículo.

Esse segundo motor elétrico é um motor de potência baixa que é usado apenas para mover o veículo em baixa velocidade ou marcha a ré. É uma solução útil para grandes cidades, quando os veículos ficam muito tempo parados em congestionamentos. Nesse caso, o motor à combustão desliga (como nos carros com sistema start/stop) e o motor elétrico assume.

Híbrido Plugin

Nesse caso há um motor elétrico mais forte que as versões anteriores (60 cv) atuando junto com um motor à combustão. O motor elétrico fica no eixo traseiro e o à combustão no dianteiro. É o que a Jeep chama de tração “4xe” e já oferece atualmente no Compass, importado da Europa.

O motor elétrico, neste caso, é capaz de mover o veículo como nos carros elétricos, mas a autonomia é reduzida (cerca de 45 km). Deve equipar, futuramente, os Jeeps Renegade, Compass e Commander.

Totalmente elétrico

A Stellantis também mostrou sua plataforma 100% elétrica, que já equipa atualmente os veículos elétricos da Peugeot. Nesse caso o veículo terá uma bateria de 400V para rodar com motores elétricos que desenvolvem até 122 cv.

Vale lembrar que a Stellantis ainda não fabrica motores elétricos no Brasil e não divulgou se irá fabricar ou continuará importando os conjuntos da Europa.

Futuro híbrido

Já há algum tempo a Stellantis tem comentado sobre sua visão de futuro para o mercado automotivo no Brasil. A empresa acredita que os carros 100% elétricos ainda estarão inacessíveis pelo brasileiro médio em um futuro próximo.

Ao mesmo tempo a empresa tem destacado o sucesso do etanol no Brasil, que é um combustível menos poluente que a gasolina. Ao associar etanol com tecnologia elétrica a Stellantis quer penetrar em um mercado que atualmente os chineses vem mostrando melhor desenvoltura.

Alerta ao consumidor

Vale alertar que a tecnologia híbrida em alguns casos é vendida como “gato por lebre”. Por exemplo, muitos veículos híbridos leves são oferecidos por concessionárias como se fossem de fato movidos pelo motor elétrico, o que não é real. O comprador vai se atentar a isso depois de pouco tempo com o carro. O motivo? A economia é muito ínfima perto dos carros comuns.

Como as novas tecnologias são pouco conhecidas do público em geral, é importante ressaltar que a tecnologia híbrida é realmente eficiente e simboliza uma evolução dos carros atuais. Porém é preciso entender que existem vários graus de composição de motores híbridos com elétricos

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