Veículo desta avaliação: Renault Laguna Nevada RXE 1998.
Uma das peruas mais bacanas que já passaram por nosso mercado é a Renault Laguna. A versão que vamos falar hoje é a Renault Laguna Nevada, um carro que foi importado pela Renault entre 1996 e 1998 e que tem o visual muito legal para a época. Nesse texto falamos um pouco sobre o carro.
O carro que encontramos está impecável, com pouco menos de 170 mil rodados. Rodou em média 7 mil km por ano. Quase inacreditável se não fosse o próprio estado do carro. Esta versão com bancos em couro, volante com acabamento em couro, ar-condicionado automático digital, comando do rádio no volante, vidro elétrico nas quatro portas e câmbio manual de 5 velocidades. Sim, manual.
O Laguna Nevada carrega algumas inovações da Renault para a época que não se tornaram muito populares: o vidro traseiro abre de forma independente da tampa do porta-malas, assim como na Hyundai Tucson.
Outra coisa que deixou o carro diferentão é a saída de ar do lado esquerdo ao motorista que sai na porta e não direto do painel. A Renault fez um “puxadinho de luxo” para o ar trafegar por dutos até a porta.
O modelo deste texto tem lugar para 5 ocupantes, mas existem ainda os que tinham dois bancos no porta-malas, que aliás é gigante: 520 litros. Para se ter ideia, é o espaço que tem agora alguns dos atuais sedãs. O Fiat Cronos, por exemplo, leva 525 litros.
Vamos ao motor. É um 2.0 16V a gasolina que rende até 140cv a 6000 rpm. É o mesmo motor que a Renault utilizou em outros veículos da época como o Megane e o Scenic. Esse motor foi um projeto feito em conjunto com a Volvo e equipou carros das duas marcas até o início deste século.
Segundo o Denatran existem 420 Renault Laguna Nevada com registro ativo no país (não significa que todos eles estejam rodando). A maior parte deles chegou aqui entre 1997 e 1998. Dos 420, 69 estão com placa de Curitiba e 50 da cidade de São Paulo.
O carro é confortável, tem acabamento superior a muitos veículos da época e também os atuais. Completíssimo. Para deixar inteiro, manutenções programadas. Os donos relatam que as peças do Laguna Nevada são de médio valor. Não são baratas, mas também não beiram o absurdo.
O consumo do carro na época do lançamento foi divulgado assim: 9,2 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Marca razoável para um modelo deste porte, mas vale pontuar que números próximos a esses só se o carro estiver com revisões e manutenção em dia.
Vale a pena comprar um Laguna Nevada?
Lógico que um carro tão conservado como o que encontramos não será encontrado por aí por preço de tabela, mas pegue a referência: na Fipe o Renault Laguna Nevada 1998 sai hoje por R$ 11 mil, mas requer encontrar um inteiro requer uma longa busca, afinal são apenas 420 rodando por aí.
Vale a pena? Se for para ter um carro exclusivo na garagem para se divertir as vezes, vale. Se for para ser seu carro diário, vai arrumar uma boa dor de cabeça com manutenção.
Se você optou por ser exclusivo e quiser subir a régua, procure também pelo Laguna Grand Tour Privilege, modelo que veio depois e foi sugestão do Flávio nos comentários do vídeo. Tem motor 3.0 V6 e a busca será ainda mais emocionante: existem só 55 no Brasil.